Balanço: como foi o BIG Festival 2015

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O BIG Festival 2015 encerrou suas atividades neste final de semana, coroando os melhores jogos independentes da temporada. O grande vencedor do evento foi o polonês “This War of Mine”, da produtora 11 bits studios, que ganhous os prêmios de Melhor Jogo e Voto Popular. Trata-se de um survival que coloca o jogador no papel de civis que devem sobreviver em um ambiente assolado por conflitos militares. O game ganhou boa recepção de público e crítica por seu enredo pesado e arte majestosa.

Outro grande vencedor da noite foi Toren, da desenvolvedora gaúcha Swordtales, pois ele foi premiado na categoria Revelação Brasil. Isto significa que ele é considerado o melhor game indie brasileiro. No BIG Starter, o jogo Relic Hunters Zero, da Rogue Snail Games, recebeu o prêmio de Melhor Jogo de Entretenimento, e o jogo Fófuuu, da Beltri Studios, levou o prêmio de Melhor Jogo Educacional.

Os prêmios para os vencedores foram generosos: R$ 15 mil para o Melhor Jogo; R$ 15 mil para a Revelação Brasil, oferecido pelo Cartoon Network; R$ 10 mil para o Melhor Jogo Educacional; R$ 5 mil para o ganhador do Voto Popular. Não por acaso que essa terceira edição do BIG bateu alguns recordes importantes: foram mais de 690 jogos inscritos no evento, representando 43 países. Assim, o BIG Festival tornou-se um dos maiores eventos de jogos independentes do mundo.

Muito mais importante que a premiação, o BIG têm se mostrado um bom lugar para apresentar jogos obscuros para a grande massa. Alguns jogos se tornaram nacionalmente famosos após participar do BIG, como Aritana e a pena da Harpia, Toren e Papo & Yo, só para citar alguns.

Além disso, o evento é uma boa oportunidade para os desenvolvedores firmarem novas parcerias, pois os jogos independentes estão cada vez mais importantes para as grandes empresas do mercado de jogos eletrônicos. Quem sabe algum dos jogos apresentado no BIG Festival 2015 não acaba recebendo um port para um dos consoles da atual geração?

Vale mencionar também que o BIG teve o tradicional BIG Starter, em que times de desenvolvedores apresentavam seus projetos, recebiam um feedback e tentava convencer um corpo de jurados o porquê mereciam que seu jogo recebesse um investimento. No júri, estavam Carlos Estigarríbia, da RightZero; Gilson Schwartz, da Games for Change; Jason Della Rocca, da Execution Labs; Jefferson Valadares, da Bandai Namco; Lucas Rocha, da Fundação Lemann; Mario Lapin, da Virgo Games; e Pedro Waengertner, da Aceleratech/ABRAII. O BIG Starter, é o ponto alto do evento e serve para as pessoas conhecerem jogos que ainda são projetos em andamento.

Sem mais papo, vamos aos vencedores:

MELHOR ARTE
Lumino City, da State of Play Games (Inglaterra)

MELHOR SOM
Inside My Radio, da Seaven Studio (França)

MELHOR NARRATIVA
Dead Synchronicity: Tomorrow Comes Today, da Fictiorama Studios (França)

INOVAÇÃO
Event[0], da Ocelot Society (França)

MELHOR GAMEPLAY
Okhlos, da Coffee Powered Machine (Argentina)

MELHOR JOGO EDUCACIONAL
Learn Japanese with Tako, da Grogshot Games (Espanha)

REVELAÇÃO BRASIL
Toren, da Swordtales

VOTO POPULAR
This War of Mine, da 11 bit studios (Polônia)

MELHOR JOGO
This War of Mine, da 11 bit studios (Polônia)
Os vencedores do BIG Starter foram:

MELHOR JOGO DE ENTRETENIMENTO
Relic Hunters Zero, da Rogue Snail Games por Mark Venturelli

MELHOR JOGO EDUCACIONAL
Fófuuu, da Beltri Studios, por Bruno Tachinardi e Trícia Araújo

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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