A coleta seletiva não é algo levado muito a sério no Brasil, mas ainda existem pessoas preocupadas com essa questão. Um dos casos é o Ludo Educativo, que acaba de desenvolver o game Zelig Coleta. O estúdio é independente e está sediado na cidade de São Carlos, SP. O grupo é i, projeto de extensão e difusão científica do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.
Zelig Coleta nos apresenta ao personagem Zelig que recebe a missão de coletar resíduos e dar um fim propício a cada um. Cabe ao jogador auxiliar o jovem Zelig a fazer a coleta seletiva para preservar o meio ambiente. De acordo com os desenvolvedores, o título foi desenvolvido para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da coleta seletiva, de modo que pode ser utilizada por pedagogos em sala de aula como instrumento lúdico e mais atrativo.
Existe um cano e através dele são despejados diferentes tipos de resíduos como gravetos, latinhas, material hospitalar e restos de comida. O jogador deve coletar determinados tipos de resíduos, separando-os do que não é reciclável ou que representam perigos para a saúde da população. Ao final da partida, são apresentadas notas curtas sobre a reciclagem de determinados tipos de resíduos numa área denominada “Saiba mais”.
O game tem curta duração: apenas 50 minutos, ou seja, pode ser utilizado perfeitamente em ambientes de sala de aula. Além disso, o game possui um gameplay simples e pode ser utilizado por crianças bastante jovens (o personagem é guiado utilizando apenas as setas do teclado). Até mesmo a linguagem foi criada visando às crianças.
“É importante educar o público geral, incluindo a criança, de forma a reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente. Ensiná-lo a reduzir, reutilizar, reciclar os diferentes tipos de materiais, e tudo isso engloba o conhecimento dos diferentes tipos de resíduos da coleta seletiva”, disse Marília Faustino, coordenadora pedagógica do Ludo Educativo.
O título já está disponível através do site do Zelig Coleta e pode ser acessado gratuitamente.