O programador americano Ethan Nicholas, frente à crise que abalou o mercado estadunidense, resolveu tomar uma atitude interessante: criar um game de iPhone.
Ethan, que estava afogado em dívidas médicas por conta de um corte no pagamento do salário de sua firma Sun Microsystems, pediu à esposa Nicole que cuidasse dos dois garotos menores enquanto ele investiria as horas de folga na criação de um game.
Durante seis semanas, o programador de 30 anos trabalhou em iShoot, um jogo simples, de tanques, cuja renda até hoje ultrapassa US$ 700 mil, o suficiente para garantir o sustento e a residência da família, que estava perto de ser hipotecada.
Vendido por US$ 2,99, o game virou febre, ganhou uma versão “lite” gratuita que serviu como amostra, e incentivou seu designer a criar um estúdio de desenvolvimento para a plataforma da Apple.
A visão do programador tem sentido, já que com a possibilidade da compra de softwares baratos e que são recebidos em alguns minutos, muitos consumidores compram por impulso. Dos US$ 3 cobrados, apenas 30% fica com a Apple, um valor relativamente pequeno pelo objetivo obtido com a venda.
Em um dos dias de venda, em 6 de janeiro, o iShoot rendeu US$ 2 mil. No dia de melhores vendas, o programador afirmou ter tirado US$ 37 mil, valor absurdo para um trabalho de seis semanas que foi feito no sofá de casa.
Agora me diga: Ethan é um cara de sorte ou um sujeito muito esforçado?
[Via News & Observer | Obrigado Flávio Jarabeck]
Pô, cara esforçado demais. Já pensei em fazer algo para iPhone. Agora essa história me inspirou demais. Valeu.
Melhor que ficar “com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”, pensando no que fazer, “enquanto só usa dez por cento de sua cabeça animal”, como dizia Raul Seixas em Ouro de Tolo.
Já diziam os sábios: “a sorte é a união do preparo com a oportunidade”, ou variáveis.
O importante é que ele soube tirar proveito da crise ou invés de ficar apenas se lamentando e culpando o governo.
O cara é esforçado… mas ter sorte nunca faz mal.
“Dos US$ 3 cobrados, apenas 30% fica com a Apple”
Apenas 30%? A Apple já vendeu o iPhone (do cliente final e do desenvolvedor, para testes), já vendeu o OS, pois afinal só existe SDK para Mac OS, e já vendeu o computador, pois afinal, Mac OS só em computadores da Apple.
É muito difícil ganhar dinheiro de verdade nesse modelo; não basta a competência, precisa de muita sorte sim.