BGS 2024 – Dune: Awakening promete revolucionar os MMOs com imersão e estratégia no icônico universo de Frank Herbert

Dune Awakening

Na Brasil Game Show 2024, um dos destaques foi a apresentação de Dune: Awakening, novo MMO de mundo aberto da Funcom, a mesma desenvolvedora de Conan Exiles. O game, que atraiu olhares curiosos para a sala de exibição dedicada, apresentou 20 minutos de gameplay e um bate-papo exclusivo com um dos desenvolvedores, revelando detalhes empolgantes sobre o título baseado no icônico universo criado por Frank Herbert.

Universo Alternativo de Dune

O enredo de Dune: Awakening se inspira nos livros, mas segue uma linha alternativa. No universo do jogo, Paul Atreides, o protagonista da obra original, nunca nasceu, o que já sugere mudanças significativas na história e na política do universo de Dune. Esse cenário alternativo promete trazer novas dinâmicas e histórias inéditas, abrindo um leque de possibilidades para os jogadores explorarem um Arrakis reimaginado.

Personalização e Imersão

Um dos pontos mais elogiados foi o sistema de criação de personagem. Além de ser visualmente impressionante, ele oferece uma quantidade de opções raramente vistas no gênero, permitindo que o jogador se insira da maneira mais autêntica no universo de Dune. A customização não se limita à aparência: desde a escolha de habilidades até a criação de veículos peça por peça, tudo colabora para que a experiência seja profundamente pessoal e imersiva.

 

Jogabilidade Estratégica e Cooperação

A jogabilidade de Dune: Awakening se diferencia pela ênfase em estratégias de combate e cooperação. Como um MMO RPG, ele se destaca ao permitir que jogadores complementem as habilidades uns dos outros, especialmente em partidas em grupo, o que traz uma camada tática aos confrontos. Esse fator, aliado à variedade de inimigos e abordagens possíveis para enfrentá-los, promete afastar o jogo da mesmice de outros títulos do gênero. Não será uma experiência de batalhas repetitivas; cada combate exigirá planejamento e coordenação.

Outro aspecto interessante é o sistema de coleta de recursos, com destaque para os pontos de “areia fina” e os perigos associados, como os icônicos vermes de areia. As emboscadas inimigas durante essas missões adicionam um elemento de tensão constante, reforçando a necessidade de trabalho em equipe.

Construção e Crafting

Dune: Awakening também trará mecânicas robustas de construção de bases e fabricação de itens, ampliando as possibilidades de personalização e sobrevivência. Jogadores poderão fabricar desde itens básicos até veículos complexos, com cada peça sendo montada separadamente. Além disso, será possível adquirir recursos e itens para aprimorar sua fabricação, agregando um componente estratégico à gestão de recursos.

 

Cidades e Guildas

As cidades em Dune: Awakening funcionarão como hubs sociais, onde os jogadores poderão interagir, formar facções e guildas, participar de missões de história, além de trocar e comprar itens. Eventos de mundo também farão parte da experiência, como os combates entre guildas que ocorrerão durante as explosões de “especiaria”, uma das substâncias mais valiosas de Dune. O game promete expandir esses eventos no futuro, oferecendo uma experiência sempre em evolução.

Futuro do Jogo: Conteúdos Gratuitos e DLCs

Durante o bate-papo com a desenvolvedora, foi confirmado que o jogo terá DLCs e conteúdos pagos, mas também haverá atualizações e eventos gratuitos, garantindo uma progressão contínua e rica de novidades. Um ponto importante para a comunidade gamer: o jogo não terá elementos pay-to-win, assegurando que o progresso será ditado pelas habilidades e esforços dos jogadores.

Dune: Awakening promete ser uma experiência inovadora no gênero de MMOs, trazendo uma combinação única de personalização, estratégia e exploração em um universo expansivo e imersivo. Para os fãs de Dune e de jogos online, o título da Funcom já desponta como uma das grandes promessas do futuro próximo. Para mais informações, acesse a página do game na Steam.

Texto por: Fernando Paixao

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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