Durante uma entrevista à revista Famitsu, Hideo Kojima, o cérebro por trás de Metal Gear Solid, abordou um tema recorrente na indústria dos games: as diferenças entre o mercado oriental e ocidental de games.
Kojima se pergunta se os estúdios japoneses realmente precisam ser bem sucedidos em âmbito mundial, e defende que, em casos que isso seja necessário, é preciso mais que o que vem sendo feito, é preciso criar equipes de desenvolvimento separadas, uma para o Japão e outra para o resto do mundo, cada qual com sua estrutura.
O designer afirma que o mercado está sendo fragmentado, e citou que enquanto o público japonês tem dificuldade de entender porque tantos jogos de tiro contra alienígenas, os ocidentais se perguntam “por que mais um jogo com garotinhos com cara de meninas brigando com grandes espadas?”
O que você acha? É possível para uma empresa japonesa continuar criando jogos de grande apelo para o público ocidental e vice-versa?
[Via GamesIndustry]
Acho que um bom exemplo de jogo oriental que fez uma boa transição recente para o "gosto" ocidental foi o Castlevania – Lords of Shadow. Tudo bem que parece bastante o God of War, mas tem o seu estilo próprio.