O BIG Festival 2019 está a todo vapor em São Paulo e já pode ser considerada a melhor edição de todas. A tendência é que o setor receba um incentivo através de políticas públicas, pois o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Sérgio Sá Leitão participou ontem (28) do painel “Políticas Públicas para a Indústria Brasileira de Games” no Big Festival, mais importante festival de jogos independentes da América Latina, e anunciou novos editais para projetos de museus, espaços culturais, leitura e escrita e cultura popular que devem trazer mais interesse no meio audiovisual.
Ao todo, Sérgio Sá Leitão anunciou seis editais de audiovisual do ProAC Expresso, que somam R$ 8,8 milhões em investimento para o setor. Esses editais estarão com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (01/07) editais para projetos de audiovisual, museus, espaços culturais, cultura popular, tradicional e diversidade e leitura e escrita, pelo site do ProAC Expresso.
Existem dois editais específicos para produtores de jogos. Para o desenvolvimento e produção de games, por exemplo, é previsto até R$ 200 mil por projeto, sendo que a secretaria contará com um orçamento de R$ 1,2 milhão para projetos de games. Já para projetos voltados para desenvolvimento e produção de conteúdo em AR e VR pode-se obter até R$ 200 mil por projeto, sendo que para a produção de games há um total de R$ 1,2 milhão.
Os vencedores do BIG Festival 2019
Ainda sobre o BIG Festival, vale destacar que a cerimônia de premiação foi realizada ontem (sexta-feira, 28 de junho). O júri selecionou Adore (da Cadabra Games) como o Melhor Jogo Brasileiro e Moss (da Polyarc Games, dos Estados Unidos) como Melhor Jogo VR. O público também votou e escolheu o Spaceline Crew (Coffeenauts, Brasil) na categoria Melhor Jogo pelo Voto Popular.
Confira abaixo os vencedores de todas as categorias:
Melhor Jogo
- GRIS (Nomada Studio), da Espanha
Melhor Jogo Brasileiro
- Adore(Cadabra Games), do Brasil
Melhor Jogo da América Latina
- Quantum League(NGD Studios), da Argentina
Melhor Arte
- GRIS (Nomada Studios), da Espanha
Melhor Narrativa
- Forgotton Anne(ThroughLine Games), da Dinamarca
Melhor Gameplay
- JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália
Melhor Som
- Unheard (NEXT Studios), da China
Inovação
- Pixel Ripped 1989(ARVORE Immersive Experiences), do Brasil
BIG Impact: Educacional
- Cidade em Jogo(Fundação Brava e Flux Games), do Brasil
BIG Impact: Questões Sociais
- Marie’s Room(like Charlie), da Bélgica
BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade
- Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil
Melhor Jogo de Estudante
- Burning Daylight(The Animation Workshop), da Dinamarca
Melhor Jogo Mobile
- Starlit On Wheels(Rockhead Studios), do Brasil
Melhor Multiplayer
- Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha
Melhor Jogo Infantil
- It’s Paper Guy!(The Paper Team), da França
Melhor Jogo XR/ VR
- Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos
BIG Brands
- Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil
Humble BIG New Talent Award
- Space Routine (Menic Games), da Argentina
Nordic Game Discovery Contest
- Grashers(Pink Array), do Brasil
Melhor Jogo pelo Voto Popular
- Spaceline Crew(Coffeenauts), do Brasil