O coronavírus já impossibilitou aulas, a abertura do comércio e centenas de eventos mundo afora. Apesar de triste, todas essas medidas são compreensíveis e importantes para a preservação da saúde e da vida das pessoas. Como não poderia deixar de ser, o pessoal do BIG Festival também desistiu de realizar o evento presencial neste ano. Ao invés disso, a organização decidiu por realizar um evento completamente online chamado BIG Digital. O evento será realizado ao longo de cinco dias, (22 a 26 de junho).
Apesar disso, uma nova data já foi marcada contemplando os três pilares estruturais do BIG (festival de jogos, palestras e rodadas de negócios presenciais). De acordo com a organização, a feira mais badalada para jogos independentes ocorrerá entre 27 a 31 de janeiro de 2021, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com isso, afasta-se a possibilidade de prejudicar os visitantes neste ano, logo quando o Covid-19 alcançará seu pico de infecções no Brasil.
A tendência dos grandes festivais de games internacionais como a Pocket Gamer e a GamesBeat Summit é adotar formatos digitais, a fim de evitar aglomerações. Além disso, realização do evento em formato online vai ao encontro dos anseios dos desenvolvedores brasileiros e latino-americanos que estão enfrentando dificuldades para realizar negócios após o cancelamento de grande parte da agenda anual da indústria.
“O BIG Digital será fundamental para ajudar nas exportações de jogos e serviços das empresas brasileiras de games. Organizar reuniões com publishers, compradores e investidores internacionais será fundamental para garantir o crescimento da indústria brasileira de games, mesmo durante esse difícil momento pelo qual estamos passamos”, afirma Eliana Russi, gerente executiva do Projeto de Exportação Brazil Games, uma parceria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Além das reuniões de negócios, o BIG Digital terá ainda sessões online sobre a indústria brasileira de jogos. A programação completa e a abertura de inscrições, tanto para as palestras quanto para as reuniões, serão anunciadas em breve no site oficial do BIG Festival.
Serviço – 8ª Edição do BIG Festival
Como a 8ª Edição do BIG Festival (presencial) acontecerá de 27 a 31 de janeiro de 2021, as inscrições de jogos foram estendidas até 3 de novembro de 2020, às 23:59 (Horário de Brasília, GMT -3). Para quem não se inscreveu ainda, as inscrições são gratuitas e ficarão abertas até a data final. Os desenvolvedores independentes que já tinham inscritos jogos no site do festival poderão, se quiserem, atualizá-los até essa data.
O GameReporter parabeniza a organização do BIG Festival pelo bom senso, pela iniciativa de criar uma edição digital e, sobretudo, por não abandonar os desenvolvedores e a comunidade gamer local em um momento tão aflitivo.