GameReporter | Cultura Gamer

Dez jogos para celular que você precisa jogar

jogos para celular

Quem nunca jogou algum game no celular? É quase impossível encontrar alguém que tenha um celular e nunca tenha passado alguns minutos no transporte público ou na fila de espera. Os jogos eletrônicos, que antes eram taxados de perda de tempo, hoje em dia tornaram-se populares até mesmo entre quem nunca imaginou pôr as mãos em um controle. Não por acaso, muita gente escolhe celulares parrudos na hora da compra visando aquele que possua um sistema operacional com boa biblioteca e disponibilidade de jogos.

Ao contrário da indústria de jogos para consoles e PC, os games para celulares são lançados com muito mais frequência. Afinal de contas, programar um game para mobile não tem a mesma complexidade de criar um jogo para videogames. Fato também que muitos jogos para celulares são medianos e sofríveis, porém, existem jogos de altíssima qualidade para plataformas móveis.

Pensando nisso, hoje resolvemos citar dez jogos que qualquer possuidor de celulares usados e novos precisa conhecer:

N.O.V.A 3

O terceiro game da franquia da Gameloft é bastante conhecido entre os jogadores mais inteirados. O sucesso e reconhecimento são atribuídos aos gráficos de ponta e a jogabilidade imersiva. O pacote do jogo inclui 10 fases, muitas armas e veículos para dirigir.

Na trama, o jogador assume o papel do soldado Kal Warden, que é escalado em uma série de missões para enfrentar a ameaça de uma raça alienígena chamada Volterites. O enredo não é muito inovador, mas o game muito bem produzido em seus mínimos detalhes.

O game conta ainda com suporte a multiplayer online. Imperdível para quem curte ação e ficção científica. Muita gente considera que N.O.V.A 3 tem uma experiência muito próxima à dos jogos de consoles.

Angry Birds Star Wars

A franquia Angry Birds dispensa apresentações: pássaros nervosos lançam-se em ataques kamikazes contra seus inimigos porcos, que roubaram seus ovos dourados. O game ficou mais empolgante mesmo com o crossover com Star Wars.

A Rovio não desprendeu recursos para garantir que o acabamento de Angry Birds Star Wars fosse dos melhores. O resultado é um dos jogos mais divertidos e cheios de referência à Galáxia tão tão distante com uma dose de bom humor na medida. Quanto à jogabilidade não há muito que comentar: a Rovio acertou a mão mais uma vez. É um título que merece ser jogado por qualquer fã de Star Wars e de Angry Birds.

Flappy Bird

Esse é bastante recente e ficou mais famoso pelas polêmicas de seu criador, o vietnamita Dong Nguyen, do que pela sua qualidade. O game é bastante simples: temos um pássaro voando em perspectiva side scroll que deve passar por obstáculos. Cada toque na tela é um bater de asas. O game é bastante desafiador e nenhum pouco fácil, mas ainda assim viciante.

Apesar de ser publicado por uma empresa indie e o Vietnã não ser nenhuma Meca da produção de jogos digitais, Flappy Bird ficou extremamente conhecido até chegar ao ponto de encabeçar o ranking dos jogos mais baixados na iOS App Store em janeiro de 2014.

Na altura do auge o game colocava cerca de US$ 50 mil nos bolsos de seu criador por dia. O sucesso não fez bem ao seu criador, todavia, que resolveu retirar o jogo do ar. Sim, o game não pode mais ser encontrado para download, mas é um game que você deve conhecer. Por sorte existem muitos clones espalhados na própria App Store.

Modern Combat 3: Fallen Nation

Modern Combat 3 é a pedida para quem gosta de FPS e é muito fã de Call of Duty Modern Warfare. O game da Activision serviu como inspiração para Modern Combat, e não apenas no nome, mas também na construção do produto. São armas, cenários e até jogabilidade portadas para a telinha dos celulares.

O legal mesmo é o design das fases e dos personagens que foram construídos de modo a apresentar gráficos muito bonitos. Poucos jogos de ação apresentam explosões e tanta ação quanto Modern Combat.

Dead Trigger

Dead Trigger é indicado para quem curte games de zumbi e estava carente de uma boa experiência de jogo em plataformas móveis. O game apresenta ambientes em três dimensões, jogabilidade aguçada e bastante sanguinolência.

O game é dos mesmos criadores do aclamado Shadowgun e recebeu muitas críticas positivas e respeito dos jogadores graças a seu ótimo design, ambientes bem construídos e fator replay. Para coroar tudo, Dead Trigger é gratuito.

Real Racing 2

Real Racing 2 é da EA e é um jogo de corrida bastante interessante. Apesar do pouco espaço que ocupa da memória do celular, o jogo é muito bem trabalhado graficamente (um dos mais bonitos que você verá numa plataforma mobile). Como se não bastasse, o game conta com uma precisão de controles de dar inveja em muito game de console de mesa. O jogo oferece ainda opções de customização de controles.

Mas não adianta, o que mais chama a atenção são os gráficos. O game é capaz de mostrar carros e cenários em detalhes, com efeitos de luz e sombra muito convincentes, elem dos reflexos no carro. Para os amantes da velocidade este é um grande jogo.

Uno

Uno você já conhece: aquele jogo de cartas mundialmente famoso. A Gameloft tratou de levar o jogo para as telinhas de celular. É possível jogar contra o computador ou contra amigos por multiplayer online.

As regras são as mesmas do jogo real, a diferença é que você pode alterar algumas regras e penalidades de modo a deixar o jogo ainda mais desafiador. Uno da Gameloft não é nenhuma invenção mirabolante, mas funciona do jeito que deve e pode divertir muito, principalmente em multiplayer. É uma maneira de abandonar os baralhos impressos sem perder o feeling.

Knights of Pen & Paper

O game da Behold Studios é muito famoso no Brasil por ter ressuscitado o espírito dos jogos de RPG de mesa, porém misturando a jogabilidade com lutas de RPG virtual. Em alguns momentos o jogo lembra jogos como Phantasy Star e Dragon Quest por causa das batalhas por turno.

O visual é retro, lembrando muito os jogos da geração 16 bits e a ambientação é perfeita para lembrar os jogadores da época dos jogos de RPG de mesa. Ao centro fica o mestre passando informações sobre as missões, ao passo que os jogadores devem passar por ambientes hostis enfrentando monstros perigosos. O jogo mexe com a imaginação do jogador. É simples e muito cativante.

The World Ends With You

A franquia é da Square-Enix e chegou primeiro ao Nintendo DS, porém ganhou uma versão para celulares. Só por ser produção do mesmo time por trás da saga Kingdom Hearts já vale uma olhada. Porém o game não se prende a nomes: a qualidade é visível nos primeiros minutos de jogo.

Você controla um garoto chamado Neku que está em uma versão anime de Shibuyia, Japão. Não espere espadas gigantes ou matar dragões: apesar de ser um JRPG genuíno, o game tem uma pegada mais voltada para a era contemporânea. O game ganhou a versão para iOS em 2012 e é muito conhecida entre os admiradores de RPGs orientais. Ah, poucos jogos são tão bem elaborados com a tela de toque em mente.

Zenonia 4

Zenonia 4 é um RPG de ação muito cultuado entre os jogadores do Android e os motivos são óbvios: altíssima qualidade gráfica, enredo cativante, personagens bem desenvolvidos e um mundo muito rico a ser explorado. A franquia já teve até a honra de ser comparada à franquia Zelda da Nintendo, ou seja, não é um joguinho qualquer. Méritos da produtora GAMEVIL.

A trama é clichê: um homem cruel almeja destruir o mundo por ambições pessoais. Para impedi-lo, surge um grupo de heróis bem intencionados e bastante corajosos. Cada um dos personagens possui habilidades únicas e ataques poderosos.

O visual do jogo é um dos maiores atrativos: são ambientes bastante coloridos e personagens bastante característicos da escola oriental de desenhos. Há ainda opções de customização de personagem, o que deixa a jogatina ainda mais divertida e extensiva.

Gostou? Qual game você acrescentaria nesta lista de jogos para celular?

Sair da versão mobile