GameReporter | Cultura Gamer

Do leitor: a batalha dos exclusivos

consoles_300Recebemos essa coluninha da leitora Sabrina Carmona, e na crescente intenção de dar espaço ao leitor, cá está o material publicado e assinado.

“Toda geração de console tem seus concorrentes, e esta não é diferente. Playstation 3, Wii e Xbox 360 fazem uma briga boa para terem mais jogadores, e cabe então aos títulos exclusivos ajudarem os meros mortais a escolherem seu console.

De um lado temos o Xbox 360 da Microsoft, lançado em 2005, com uma lista enorme de exclusivos, incluindo as grandes franquias Halo e Gears of War. Que Halo é um sucesso, nem precisamos dizer. O jogo “Halo 3” se tornou um fenômeno mundial, arrecadando mais de US$ 300 milhões na primeira semana de vendas. O jogo foi lançado mundialmente no dia 25 de setembro de 2007 e é o jogo vendido mais rapidamente até hoje, além de ser uma das propriedades mais bem-sucedidas da indústria do entretenimento mundial.

A Microsoft, aproveitando que sua franquia Halo é extremamente lucrativa, lançou até um modelo especial do console com o jogo Halo 3 incluso e um acabamento temático do jogo, o “Xbox 360 Halo 3 Special Edition”. Suas vendas foram dentro do esperado pela empresa, e impulsionou ainda mais a popularidade do console, que ao contrário de seu grande concorrente PS3, teve lançamento oficial no Brasil.

Na mesma linha segue outro super exclusivo do console da Microsoft, a franquia Gears of War, que teve seu segundo jogo também como um sucesso de vendas, conseguindo vender cerca de 2,1 milhões de unidades apenas no primeiro dia. Outros títulos exclusivos que merecem destaque são: Blue Dragon, Lost Odissey, Crackdown, Forza 2, PGR 4, Kameo, Ninja Gaiden 2, Tales of Vesperia, Banjo-Kazooie e Saints Row.

Do outro lado temos o Playstation 3 da Sony, que apesar de ter sido lançado um ano depois do que seu concorrente, hoje em dia faz uma bela frente aos seus títulos exclusivos. O ápice é sem sombra de dúvidas Metal Gear Solid 4, que além de alcançar o impressionante número de 1 milhão e trezentas mil unidades vendidas em todo o mundo apenas no primeiro dia ainda dobrou as vendas do Playstation 3 em junho de 2008. A Sony aproveitou este impulso de vendas e disponibilizou uma edição limitada do console com o jogo Metal Gear Solid 4.

Outros dois jogos que merecem destaque no quesito exclusivo são Uncharted: Drake’s Fortune e LittleBigPlanet, ambos top de vendas do console. O primeiro foi um sucesso tão grande que já teve sua continuação anunciada, Uncharted 2: Among Thieves, e também teve um pacote especial do console lançado juntamente com este título, o “160GB Playstation 3 Uncharted Bundle”. Já LittleBigPlanet é um destaque por sua forma inusitada de “ser” game. LittleBigPlanet, assim como a maioria dos games de última geração, possui dois modos de jogo, o online e o off-line. No mundo off-line, o jogador deve completar um número de desafios, procurando itens e passando por cenários inusitados. Já a versão online oferece uma experiência totalmente diferente. As missões, mapas, movimentos, inteligência artificial e recompensas são criadas e gerenciadas pelos jogadores. O game oferece todas as ferramentas para que a criação de tudo seja simples e divertida. E por ser assim, ele também se tornou um exclusivo “must-have”. Outros exclusivos que valem a pena serem citados aqui incluem: Grand Turismo 5: Prologue, Killzone 2, Warhawk, Folklore e Heavenly Sword.

Em suma, os dois são gigantes do entretenimento e possuem excelentes exclusivos que fazem com que qualquer um queira jogá-los. Basta você ver qual você se identifica mais e qual trará uma maior diversão para você, se é que os dois juntos não fariam uma excelente combinação!”

Qual seu exclusivo preferido? Que jogo faria você trocar de console?

Sair da versão mobile