Facebook lança novas ferramentas para desenvolvedores monetizarem seus jogos

Facebook

O Facebook entrou de cabeça na batalha pelo coração dos produtores de conteúdo voltado a jogos eletrônicos com a criação do Facebook Gaming e a briga parece que vai ser boa! A gigante da tecnologia acaba de anunciar novas ferramentas para ajudar quem quer monetizar criando vídeos. As ferramentas estão em consonância com os dados do Audience Network, que mostra que em 2018 o número de anunciantes de jogos cresceu mais de 1,5 vezes.

Entre as atualizações da plataforma, pode-se destacar:

  • Nova pesquisa sobre monetização de anúncios no aplicativo para jogos, bem como novas estatísticas no Audience Network.
  • Vídeo com incentivo (recompensa) disponível para todos os desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis na Audience Network.
  • Playable ads agora disponíveis na Audience Network em canais premiados de vídeos e inserções intersticiais
  • Novas métricas e criação simplificada de playable ads no Facebook e Audience Network
  • Nova pesquisa sobre eficácia de anúncios em jogos

O white paper “Anúncios, compras no aplicativo ou ambos? Desenvolvedores de games revelam suas preferências de monetização”, resume uma nova pesquisa sobre como os desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis entendem, utilizam e maximizam as oportunidades de receita de diferentes opções de monetização. As principais conclusões são:

Anúncios em aplicativos podem melhorar a retenção: 57% dos desenvolvedores acreditam que os anúncios em aplicativos podem melhorar a retenção dos jogadores sem prejudicar a experiência do jogo. Eles classificaram a combinação de anúncios e compras em aplicativos como a estratégia de monetização mais efetiva, com mais de 55% usando os dois tipos.

Rewarded videos: 79% dos desenvolvedores que usam um mix de anúncios e compras em aplicativos dizem que o vídeo de recompensa é o formato mais efetivo. Com isso, os jogadores recebem uma recompensa, como vidas extras ou dinheiro nos jogos, ao assistir um anúncio. Adicionalmente, 53% dos desenvolvedores acreditam que as recompensas em vídeo direcionam às compras em aplicativos.

Playable ads: Uma mini versão de um jogo é inserida em um anúncio, permitindo que os jogadores testem antes de baixá-lo. Enquanto os anúncios reproduzíveis estão crescendo sua popularidade como formato, 33% dos editores que usam um mix de anúncios e compras em aplicativos dizem que estes já são seus formatos mais bem-sucedidos.

Essas descobertas se alinham às tendências de monetização de jogos do Facebook Audience Network, especificamente à forte adoção de novos formatos de anúncios de engajamento, como os vídeos com incentivos — em 2018, os pagamentos de vídeos com recompensa do Audience Network aumentaram mais de oito vezes.

Expandindo o acesso aos Vídeos com Incentivos

Outra novidade é a disponibilidade dos vídeos com incentivos para todos os aplicativos de jogos no Audience Network, abrindo mais oportunidades para monetizar jogos de maneira mais eficiente.
Nas próximas semanas, desenvolvedores que não tinham acesso terão os vídeos com recompensas como uma opção de criação de veiculação em seu painel do gerenciador de monetização. Os interessados devem fazer o download da versão mais recente do SDK do Audience Network e saber mais consultando as melhores práticas para aproveitar ao máximo o formato.

Novas métricas e criação simplificada de playable ads em todo o Facebook

Além de expandir as veiculações de playable ads para o Audience Network, também foram introduzidos recursos expandidos e mais transparência para ajudar os anunciantes a entender melhor a eficácia de suas criações e aumentar a facilidade de uso.

Novas métricas para playable ads: Três novas métricas estarão disponíveis no Ads Manager — Experiências Instantâneas de Cliques para Abrir, Experiências Instantâneas de Cliques para Iniciar e Experiências Instantâneas de Cliques de Saída — para ajudar os anunciantes de jogos a identificar os principais pontos de entrega para melhorar a jogabilidade e aumentar o retorno do investimento em publicidade. Essas métricas também são aplicáveis a outras campanhas com Experiências Instantâneas e Anúncios Principais.

Simplificando a criação de playable ads com suporte a arquivo compactado e vídeos verticais: Essas atualizações dão aos anunciantes a capacidade de criar experiências reproduzíveis de maior qualidade e arquivos de tamanhos maiores, além de permitir que os anunciantes utilizem facilmente no Facebook e no Audience Network os arquivos que podem ser reproduzidos fora do Facebook. As novas métricas, o arquivo compactado e o suporte a vídeos verticais estarão disponíveis para todos os anunciantes nas próximas semanas.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Um comentário em “Facebook lança novas ferramentas para desenvolvedores monetizarem seus jogos”

Deixe seu comentário