Com a Orange Box a Valve inovou. Não nos referimos aos jogos de tiro em primeira pessoa, mas sim ao Portal, um projeto surpreendente que trouxe mais fôlego para o cenário de games puzzle.
Portal é um jogo que mistura o mecanismo gráfico e a jogabilidade de jogos de tiro em primeira pessoa ao desafio lógico de games de puro raciocínio. Basicamente é um jogo de tiro em primeira pessoa em que seu principal inimigo é invisível e seu maior obstáculo é sua limitação lógica. No enredo, um teste nos laboratórios da Aperture Science, com um novo conceito de dispositivos capaz de lançar portais e, esta, é sua única arma no jogo.
Um dos botões do mouse ativa o portal laranja, o outro ativa o azul. Ao entrar no portal azul, saímos no laranja e vice-versa. O objetivo de cada nível, separado em ambientes, é chegar até a saída, algo cada vez mais complexo.
Como a criatividade dos programadores não tem fronteiras, a criação da Valve não é a única opção, e desembolsar algumas dezenas de reais (ou dólares) não é o único jeito de se divertir com este belo conceito de puzzle. Foi criado um webgame chamado Portal: The Flash Version, que em seus 7 MB traz em ambiente 2D o entretenimento parecido com a edição original, embora seus 40 níveis sejam diferenciados.
Para aqueles que já colocaram a mão no bolso e adquiriram o game da Valve, há ainda um pacote com os 40 mapas de The Flash Version para download. Com este map pack, os níveis 2D do webgame passam para o visual 3D e seu jogo ganha desafio de mais quatro horas e meia.
Para quem quer ir além, sugerimos o game Narbacular Drop, criado por estudantes da DigiPen posteriormente contratados pela Valve para a criação de Portal. O inovador jogo da Orange Box foi baseado na história da princesinha “No-Kees” (“Sem-Joelhos”, por não ter habilidade de pular) que ao ser capturada por um demônio precisava escapar de uma assustadora masmorra.
Quem gosta de jogos de raciocínio, Portal: The Flash Version é uma ótima pedida, para quem não gosta, sugerimos conferir os games das últimas “sextas-feiras casuais”, daqui do GR:
- Wolfenstein 3D (baseado no primeiro FPS da id Software)
- Viva Caligula! (um webgame sangrento em Roma Antiga com um imenso arsenal)
- VectorTD (defenda sua base neste jogo de estratégia)
- Last Stand (Resident Evil casual)
- MagicPen (desenhe para passar de fases)