EdTech organiza Game Jam com intuito de incentivar a leitura e produção textual e busca áreas ESG para expandir a iniciativa

A FazGame Jam promete agitar o cenário da educação nos dias 18 e 25 de março. Jovens do ensino médio da rede pública e moradores da Rocinha terão a oportunidade de se unir em trios para uma game jam onde devem desenvolver jogos em tempo recorde. O desafio tem como prêmio um smartphone na caixa para cada integrante da equipe vencedora. As inscrições para participar desse evento inovador estão abertas até o dia 15 de março aqui.

A ideia da FazGame é estimular o hábito de leitura e escrita, além de desenvolver competências indispensáveis para a era digital, como criatividade, pensamento crítico e raciocínio lógico. Para criar o game, os jovens precisarão exercitar a gramática, explorar figuras de linguagem e outras técnicas da língua portuguesa, em um processo de imersão na plataforma online FazGame.

Os jogos, segundo a FazGame, são uma ferramenta valiosa para melhorar os índices de aprendizado em língua portuguesa nas escolas. Atualmente, somente 36% dos alunos concluintes do Ensino Fundamental II apresentam proficiência adequada em leitura e interpretação. Porém, de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, mais de 40% dos jovens brasileiros são consumidores de jogos. Com isso, a FazGame busca estimular a leitura e a escrita dos estudantes a partir de uma estratégia mais atrativa para eles.

Carla Zeltzer, Cofundadora e CEO da FazGame, afirma que ao incluir games na sala de aula, o aprendizado em leitura e escrita do aluno melhora em 3x em comparação ao modelo tradicional.

A Game Jam conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). E a FazGame já planeja novas edições da maratona em parceria com empresas que tenham foco em ESG e responsabilidade social, com o objetivo de melhorar ainda mais a aprendizagem na rede pública de ensino.

Se a sua empresa também tem interesse em criar uma maratona de criação de jogos em prol do incentivo à leitura e à produção textual, entre em contato pelo email comercial@fazgame.com.br.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário