GameReporter | Cultura Gamer

Board e Card Games integram os cardápios de bares, restaurantes e cafés de BH

games

Já pensou ir a um bar com os amigos e entre uma rodada e outra começar uma partida de War? Pois é justamente essa a nova tendência em Belo Horizonte, MG. Diversos bares, restaurantes e cafés começaram a aderir a moda, oferecendo board games, card games e jogos digitais. A ideia é oferecer aos frequentadores um ambiente aconchegante e divertido.

Entre as casas que já aderiram aos jogos estão a Funtasy, BHescape, LudoCafé, e Joker Bar e Luderia. A ideia é importada de bares e restaurantes da Europa e Estados Unidos.  Atualmente, os jogos de maior destaque nestes lugares são os de tabuleiro, como por exemplo, o Monopoly, Banco Imobiliário, Jogo da vida, Ludo, Uno, War e dentre outros mais modernos, os intitulados boardgames.

Segundo o Renato Simões, game designer e CEO da Geeks N’ Orcs (editora especializada em jogos de tabuleiro e cartas), os jogos de tabuleiro podem não só promover a interação social e uma maior aproximação entre amigos e familiares, como também ajuda no desenvolvimento da cognição e raciocínio. Assim, faz sentido incluir estes jogos em ambientes que surgiram justamente como espaços de socialização.

Renato Simões do Geeks N’ Orcs. Foto: Arquivo pessoal.

“Os board games demandam uma troca de experiências e conhecimentos entre as pessoas, que há muito tinha se perdido com o surgimento dos smartphones. Esta variação de jogo ainda contribui para a conservação da saúde cerebral e o rejuvenescimento de suas funções”, comenta.

Outras vantagens oferecidas pelos jogos de tabuleiro são o alívio do estresse cotidiano, estímulo da criatividade e imaginação, e o incentivo da colaboração entre os participantes da brincadeira. “Ao simular cenários, se submeter a novas regras, procurar compreender a estratégia do adversário, tentar manipulá-lo e descobrir qual será o seu comportamento em rodadas futuras, o jogador ativa diversas áreas do cérebro e acaba propiciando o nascimento de novas habilidades”, destaca.

Sair da versão mobile