Que a gamificação está sendo utilizada por diversas empresas ao redor do mundo e que são formas diferentes e inteligentes de alavancar a produtividade dos funcionários, você já sabe. Mas você sabe quais os rumos de utilização da gamificação no contexto contemporâneo? Para quem está ávido por saber mais sobre gamificação e as tendências para o futuro, a PUCSP convida todos a um debate dedicado à investigação sobre conceitos, críticas, práticas, ferramentas e métodos atinentes ao jogo (play) a fim de promover novas discussões que explorem, em extensão e profundidade, as singularidades e potencialidades da gamificação em contextos nacionais e internacionais.
O encontro é organizado pelos professores Lucia Santaella, Sérgio Nesteriuk e Fabrício Fava e tem data marcada para ocorrer no próximo dia 14 de outubro (sexta-feira). Entre os apoiadores do projeto estão o Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD – PUC/SP); o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi; e o Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação (DEED) da Universidade Anhembi Morumbi.
O evento tem quatro horas de duração e tem uma sessão de debates e palestras de duração média de 30 minutos. Vai ser bastante conteúdo explicado de maneira fácil e divertida. O encontro é extremamente indicado para desenvolvedores e empresários que vêem nos jogos eletrônicos mais do que um hobby, mas também uma ferramenta de trabalho lúdica e educativa.
Para participar do encontro, basta preencher a ficha de inscrição no site especial.
Abaixo tem a programação completa:
9h – Abertura com Lucia Santaella.
9h30 – A emergência da gamificação na cultura do jogo – Fabrício Fava
10h – Gamificação em Educação: revisão sistemática da literatura – João Mattar
10h30 – Intervalo
11h – Design Educacional em jogo – Paula Carolei e Romero Tori
11h30 – Design, Gamificação e Educação a Distância: ensaio crítico sobre
o processo de gamificação de um conteúdo da Filosofia – Priscilla Garone e Sérgio Nesteriuk
12h – Gamificação e a essência do jogo: como a externalização da
recompensa pode tornar a atividade sem sentido – Alan Richard da Luz
12h30 – Cultura e Gamificação: questões que antecedem o Marketing
Fabrizio Poltronieri (apresentação em vídeo)
13h – Encerramento
Serviço – Simpósio Gamificação em Debate
Quando: Sexta, 14 de outubro às 09:00 – 13:00
Onde: Centro TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital – Rua Caio Prado, 102 – Consolação, 01303-000 São Paulo