Infância Livre: FACISA e MPT da Paraíba lançam jogo para alertar sobre a Exploração Infantil

Infância Livre

Um dos melhores games (senão o melhor) a dar as caras na Brasil game Show 2015 foi o indie Infância Livre, criado em parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campina Grande (PB) e o Curso Superior de Jogos Digitais (FACISA). O que eleva o título a este patamar de “melhores do evento” não é propriamente a sua qualidade técnica, mas sim a mensagem que ele tenta passar ao jogador.

Criado como Projeto de Extensão dos estudantes da FACISA, o título alerta para os males do trabalho infantil para o desenvolvimento da criança e do adolescente, destacando também que o trabalho infantil fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, o jogador acompanha a saga de um agente especial que visita lugares de exploração infantil alertando as crianças e adultos sobre o tema. O objetivo é tirar as crianças da situação do trabalho ilegal.

Um ponto interessante de Infância Livre é que os diálogos e situações apresentadas no título são inspirados em fatos reais, de modo que a aventura consegue sensibilizar o jogador. Afinal, quem não ficaria com pena ao ouvir a história do garoto que trabalha no farol à noite para ajudar a família? Durante a aventura o jogador explora diversos ambientes como lixões, o meio rural, o trânsito e até o trabalho doméstico.

De acordo com os desenvolvedores, existem cerca de 170 milhões de crianças desenvolvendo trabalho escravo no mundo, sendo que somente no Brasil são mais de 3 milhões de jovens nesta situação. A ideia é que o game possa mobilizar a sociedade para a erradicação dessa prática e assim sirva de ferramenta de conscientização. O processo de criação foi possível graças aos esforços dos estudantes Aleff Ghimel, César Augusto, Aurélio Filgueiras e Valdemir Segundo, sob a supervisão do coordenador do curso, Rodrigo Motta.

Durante a BGS 2015 os visitantes podiam testar o jogo e conversar com os desenvolvedores. De acordo com eles, a recepção dos jogadores era das mais calorosas. Infância Livre é gratuito e pode ser acessado pela web. Posteriormente haverá lançamento para Android e iOS.

Abaixo tem o trailer de Infância Livre:

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário