Top 5: jogos para melhorar o seu inglês

inglês

Provavelmente você já ouviu falar de alguém que aprendeu ou aperfeiçoou o nível de inglês ou outros idiomas jogando videogames, certo? E não é por acaso: os jogos já não são mais considerados apenas passatempos, além da diversão inerente eles passaram também a ter função de relaxar e aprender. Hoje é muito comum as pessoas assistirem séries, filmes e novelas com objetivo de aprender um novo idioma ou aperfeiçoar o que já sabem. Nas gerações passadas isso era ainda mais comum, pois jogos em português eram extremamente raros e esses serviços de localização geralmente eram feitos por fãs em versões não oficiais.

“Sabemos que apenas jogar para ganhar já não é mais o objetivo das pessoas. Os jogos estão ganhando um espaço relevante dentro das casas, empresas e, principalmente escolas que usam tanto jogos de tabuleiro quanto de plataformas eletrônicas, para ensinar, relaxar e disciplinar alunos”, destaca a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira.

Pensando em como é importante se relacionar com pessoas de outras nacionalidades, viajar para outros países, e saber um novo idioma para uma possível vaga de emprego, listamos alguns jogos que podem incentivar sua caminhada até fluência do idioma.

Confira abaixo cinco games que podem melhorar seu idioma inglês:

The Legend of Zelda

characters_ocarina_of_time_3dO jogo conta com diálogos curtos e simplificados, o que facilita muito para os iniciantes. Os jogos de RPG mais antigos são boas opções para aprender inglês, pois eles foram desenvolvidos para crianças entre 8 a 12 anos. Além disso, a trama é muito bacana e o jogador vai querer entender os casos passados pelos NPCs. Ajuda o fato de Link ser mudo, de modo que as reações do Link são semelhantes ao que o jogador teria de acordo com o que os NPCs falam.

BioShock

bioshockBioshock não tem muitos diálogos, mas ele ganha pontos por associar o inglês de uma maneira bastante visual. Ou seja, durante a campanha você vai ver diversos cartazes espalhados pelos ambientes e a partir deles acaba associando determinadas palavras com objetos. A última versão (Infinite) trabalha este conceito de maneira ainda mais ampla. Alguns temas são bem obscuros, então os jogadores mais jovens dificilmente vão se dedicar a este game, mas para os pré-adolescentes é um prato cheio.

Silent Hill

kill-the-last-boss-in-silent-hill-step-5O primeiro jogo do Playstation tem uma trama instigante e muitas das descobertas são feitas através de documentos encontrados pela cidade. Várias pistas para resolver puzzles também  são encontradas em anotações. Deste modo, você vai precisar ler bastante e se concentrar para sair da cidade enevoada.

Yu Gi Oh Tag Force series

157657-yu-gi-oh_gx_tag_force_2_usa-5Os jogos da franquia Yu Gi Oh para o PSP utilizam as regras oficiais do card game, de modo que você vai precisar ler as descrições a fim de realizar jogadas eficientes. Não basta apenas selecionar a carta mais forte para jogar, tal como no conhecido Forbiden Memories do PS1. Aqui você deve conhecer os efeitos das cartas para bolar estratégias vencedoras.

World of Warcraft

wow-bem-razinQualquer MMO serve para ilustrar a situação de WoW: milhares de jogadores espelhados pelo mundo interagindo entre si. Como a maioria são gringos, o idioma “oficial do jogo” acaba sendo o inglês. Logo você vai precisar se habituar a gírias e frases em inglês para se comunicar adequadamente com seus colegas de jogatina.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Um comentário em “Top 5: jogos para melhorar o seu inglês”

  1. Sem dúvida os jogos foram uma das principais ferramentas da formação do meu vocabulário em inglês, até porque os cursos de inglês que fazemos estão muito engessados na “mesmice” quando não somente a mera repetição de frases incansavelmente, ou seja, nos cursos aprendemos com a mera repetição de conteúdos, já nos jogos aprendemos através da interação.

Deixe seu comentário