É fato notório: a indústria de games aposta alto no último trimestre do ano para aumentar a receita. Mas, qual o tamanho desta aposta?
As firmas de pesquisas EEDAR e o NPD Group descobriram que o período que compreende o Natal e o Dia de Ação de Graças, os dois feriados mais importantes (embora o segundo conte apenas na terra do Tio Sam), é responsável por quase metade das vendas do ano inteiro.
E, é claro, que isso leva ao famoso “vamos segurar o título e lançar só no fim do ano”, ou seja, quase metade dos lançamentos também acontecem no último trimestre, entre outubro e dezembro.
Interessante também, é que a tentativa de “se dar bem” no fim do ano eleva o número de games de baixa qualidade, o que muitas vezes pode acabar ofuscando os títulos mais importantes.
Confira abaixo os gráficos, separado por trimestre (quarter) e ano. No primeiro deles, aparecem os lançamentos (releases) e as vendas (sales). O segundo coloca em um mesmo balaio 2007 e 2008 e mostra os games de acordo com pontuações.
* As imagens são do EEDAR e foram publicadas pelo site Kotaku
[Via Kotaku]