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Alunos do Marista aprendem química com Minecraft

Minecraft

Você já sabia que os videogames estão sendo utilizados em tratamentos médicos e em escolas para aprendizado de matemática, certo? Pois bem, o Colégio Marista Champagnat de Ribeirão Preto teve a ideia de elevar ainda mais o uso dos games para o aprendizado. A instituição tem utilizado jogos eletrônicos em atividades para alunos do 1º ao 9º. O sucesso vem da utilização dos jogos como ferramenta de ensino: a chamada gamificação do aprendizado.

“Estamos utilizando o sistema da Lego, Minecraft Education e também o scratch e os resultados têm sido muito positivos tanto por parte dos professores como também por parte dos alunos que aprendem interagindo, criando e se divertindo ao mesmo tempo”, conta Moisés Mota Vieira, analista de Tecnologia Educacional do Colégio.

Para o Marista, a gamificação é eficiente, pois proporciona que a aprendizagem seja mais significativa. Os especialistas em gamificação asseguram que utilizar os jogos juntamente com o conteúdo informativo e educacional faz com que o aluno aprenda de maneira interativa e mais divertida. Os desafios, missões a cumprir, pontuações e prêmios engajam os estudantes e até a pessoa mais tímida pode participar ativamente. Além disso, os jogos mantêm a atenção do aluno por mais tempo.

“Como professor percebo que aulas que fogem do convencional sem dúvida trazem mais engajamento”, diz Marcos César Bissaro Júnior, professor de Ciências, 6° ao 9° ano, do Marista Champagnat de Ribeirão Preto. “Tive uma nítida percepção de que os estudantes, ao finalizarem as atividades propostas no Minecraft Education, trocaram informações, compararam resultados e estratégias para alcançar os objetivos traçados. A aprendizagem é mais significativa quando encarada como troca de experiências. Gostei tanto do resultado que incorporei o Minecraft definitivamente nos meus métodos de ensino-aprendizagem.”, complementa Marcos.

Segundo o professor, um exemplo prático é o entendimento da molécula de água. Para ele, Minecraft permite a produção de átomos por meio da escolha do número de elementos subatômicos, garantindo uma melhor compreensão da distribuição dos elétrons, por exemplo. Vale lembrar que o jogo ainda permite a produção de compostos e a decomposição de alguns materiais nos átomos que os compõem na “vida real”, conforme explica o professor Marcos.

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