Missão ODS: Fugativa Escape Games investe em jogos sustentáveis

ODS

Jogos eletrônicos tem relação com sustentabilidade? De acordo com o pessoal da Fugativa, rede de jogos de fuga, sim. Consciente da importância do tema da sustentabilidade nos dias atuais, principalmente com as mudanças causadas pela pandemia, a Fugativa Escape Games criou a Missão ODS. A ação on-line explica, de forma lúdica e intuitiva, os conceitos que fazem parte do material Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Neste material, a ONU lista 17 objetivos para transformar o mundo, que vão desde assegurar educação de qualidade, igualdade de gênero e consumo e produção responsáveis até a erradicação da pobreza, a promoção da paz e da justiça e a construção de instituições eficazes. Cada objetivo traz metas específicas a serem alcançadas. Por meio dos ODS, a ONU trabalha ativamente com governos, sociedade civil e parceiros. O interessante é que Missão ODS tem tudo a ver com esses objetivos.

“Percebemos uma preocupação cada vez maior, por parte das grandes corporações, com a sustentabilidade”, disse Tatiana Assali, gerente de Relações Institucionais do Conselho empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Segundo ela, o conceito de sustentabilidade está intimamente ligado à ideia de perenidade. “Estamos falando de preservação, de estarmos aqui por um longo tempo e com qualidade de vida. A perenidade é um sinônimo da sustentabilidade”, afirmou.

Missão ODS busca contribuir para que os conceitos e as ações que fazem parte da ODS sejam apresentados e explicados e passem a fazer parte do dia a dia das pessoas. Todo o conteúdo da Missão ODS é baseado no material disponibilizado pela ONU na versão brasileira, para maior entendimento dos conceitos e alinhamento com o material original. Pode ser usado em escolas ou empresas, interessados em disseminar essas ideias sustentáveis.

Saiba mais sobre o Missão ODS no site.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário