O designer John Carmack, fundador da id Software e criador de franquias importantíssimas, entre elas Doom, afirmou em uma entrevista ao jornal britânico Telegraph que o modelo de distribuição digital da Apple é o “modelo do futuro”.
Carmack reforçou que, mais dia, menos dia, as vendas de games em lojas físicas deixarão de existir. Para o executivo, o modelo de loja da Apple remove obstáculos que existem no lançamento de um game.
“Você não precisa fazer acordo com publishers”, comentou acrescentando que é ótimo ver todas as pequenas equipes que se destacam trazendo belos games para a plataforma. Outro ponto positivo, ressalta, é o fato de que é possível interagir diretamente com o jogador a fim de mudar o produto.
O designer, que lançou o shooter Rage no iPhone, está tão empolgado com a plataforma que confirmou que passou o iOS à frente do DS e do PSP nas plataformas prioritárias para os títulos da id Software.
Embora o modelo da Apple tenha muitas vantagens, ressaltamos aqui no GR que ele também peca em diversos aspectos. O primeiro deles, que nos afeta no Brasil, é o fato de que por questões legais a loja de games é fechada para os brasileiros, forçando que criemos contas “falsas” em outros países para podermos comprar os games.
Outro ponto importante, que afeta o mundo inteiro, é o controle restrito da Apple, que pode censurar qualquer app ou remover do ar caso perceba algo que a desagrade. Mas é claro que um modelo que permita a compra de games mais barato e se encarregue automaticamente da instalação e atualização de títulos tem muitos méritos e merece vingar…
[Via Telegraph]
Tem uma coisa no mundo Debian chamada "aptitude/synaptic/apt-get" que faz o mesmo há pelo menos uns 10 anos.
Pra você ver como o linux gosta de complicar as coisas que deveriam ser simples…