GameReporter | Cultura Gamer

Patrono – Jogo que ensina finanças às crianças vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo

Patrono

Três estudantes da UFRJ acabam de vencer um concurso nacional de inovação e empreendedorismo graças ao jogo “Patrono”, game infantil que auxilia crianças a manejar o dinheiro através de atividades lúdicas e divertidas. O game venceu na categoria “Games” da 10º edição do programa Campus Mobile, concurso destinado a universitários e recém-formados, que promove o desenvolvimento de soluções mobile com foco em impacto social.

A ideia da criação do aplicativo surgiu do interesse em comum de Rafael Paladini Meirelles, Beatriz Figueiredo Alves e Jansen Cersosimo Moreira pelo mundo das finanças e investimentos.

“Fazer um aplicativo sobre finanças direcionado ao público infantil surgiu pela nossa vontade de incentivar o aprendizado das crianças para melhor lidarem com o dinheiro quando adultos. Já que elas possuem uma capacidade maior de aprendizado” – relata Rafael.

Segundo o estudante, a parte mais desafiadora do projeto foi encontrar métodos para compreender melhor o assunto e traduzir os conceitos financeiros de forma lúdica para o entendimento infantil. Para isso, os três precisaram conversar com professores e procurar especialistas na área financeira. O aplicativo ainda se encontra em fase de testes e não foi lançado ao público geral, os estudantes estão trabalhando para produzir uma plataforma com uma melhor qualidade e sem interferências técnicas.

Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

Sair da versão mobile