OCDE divulga resultados do PISA 2022: Brasil fica em 44º em Criatividade

Pisa

Na última terça-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou os resultados do PISA 2022, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. A avaliação, realizada em 2022, incluiu uma novidade: a mensuração da criatividade dos estudantes, além das tradicionais provas de Português e Matemática.

Entre os 56 países participantes, o Brasil ocupou a 44ª posição. De acordo com os dados, 54,3% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentaram baixo nível de criatividade na resolução de problemas sociais e científicos. Este resultado contrasta com a percepção popular sobre a criatividade do brasileiro.

Segundo dados do QEDU, apenas 36% dos estudantes do ensino fundamental no Brasil demonstram proficiência adequada em leitura e interpretação de textos. Esse cenário pode explicar os resultados do PISA, sugerindo que a falta de repertório impede o desenvolvimento da criatividade em outros contextos além do humor e entretenimento.

Os resultados do PISA também revelaram que alunos com maior status socioeconômico obtiveram melhores desempenhos em pensamento criativo, com uma diferença média de 9,5 pontos em relação aos menos favorecidos. Além disso, as meninas superaram os meninos em criatividade, com 31% delas atingindo o nível 5 de proficiência, considerado alto, em comparação com 23% dos meninos.

A participação em atividades extracurriculares, como artes, teatro, escrita criativa e programação, foi associada a um melhor desempenho em criatividade. O incentivo dos professores e a valorização da criatividade pelas escolas também foram identificados como fatores importantes para o desenvolvimento dessa habilidade.

O cenário atual indica a necessidade de uma abordagem nacional para melhorar a leitura e a escrita no Brasil, envolvendo governo, empresas e a sociedade civil. Iniciativas como a da FazGame, que utiliza uma metodologia baseada na autoria de games narrativos pelos próprios alunos, demonstram o potencial de unir criatividade com desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, utilizando tecnologia e inteligência artificial.

Fonte: FazGame

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

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