Final Level e Riot Games lançam o Desafio das Estrelas

No último mês, a Riot Games lançou o League of Legends: Wild Rift. Desenvolvido do zero, traz o universo de League para a plataforma mobile. Para promover ainda mais o lançamento do novo MOBA, a criadora do game e a Final Level , maior plataforma de entretenimento gamer no Brasil, criaram o Desafio das Estrelas, que acontece entre os dias 23 e 25 de abril e reunirá oito times liderados por influenciadores do segmento gamer. A iniciativa terá uma premiação total de R﹩ 25 mil, divididos entre primeiro e segundo lugares. As equipes doarão a quantia para duas ONGs: Ação da Cidadania e Gerando Falcões.

O intuito do Desafio das Estrelas é ir além da competição: a ideia é trazer entretenimento e apresentar um novo título para outros públicos. A mecânica do Wild Rift consiste na mesma do primeiro sucesso da Riot, o League, garantindo uma experiência autêntica deste universo à comunidade. Um dos pilares do torneio será também a causa social, já que além das doações das equipes vencedoras, o público poderá participar e contribuir com outros valores destinados a essas ONGs durante o torneio ao vivo.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Final Level, que permitirá levar à comunidade, por meio de seus influenciadores, toda a emoção do Wild Rift”, diz Priscila Queiroz, head de Publishing da Riot Games no Brasil. “A resposta dos jogadores tem sido muito positiva e estamos animados em mostrar para o público mobile como pode ser muito divertido jogar Wild Rift com os amigos”, completa.

O formato do torneio será por eliminação dupla, ou seja, todas as partidas serão disputadas em melhor de três jogos e a final em melhor de cinco jogos. A equipe que ao longo da competição sofrer duas derrotas será automaticamente eliminada do torneio. Enquanto isso, o time que chegar à final através da Winner-Bracket ou “Chave dos Vencedores”, como é conhecida a parte da tabela das equipes invictas, receberá vantagem de um jogo na final melhor de cinco, começando assim na vantagem de 1 a 0.

As oito equipes competidoras já estão completas e os capitães serão: funBABE, Robô, Samira Close, Keio, Briny, Wellplayed, FenixYTB e Ybig. Cada um dos influenciadores trará quatro jogadores de peso para enfrentar a competição rumo à vitória do Desafio das Estrelas.

“É uma honra poder realizar este torneio em parceria com a Riot. Sabemos que já é um título popular por mais que tenha sido lançado recentemente. Queremos que cada vez mais pessoas tenham conhecimento de que esse pode ser um jogo muito divertido para jogar em horas vagas com uma experiência única. A intenção é oferecer esse grande evento para que os fãs acompanhem as mais diversas comunidades jogando. Na Final Level estamos sempre buscando criar pontos de encontro da comunidade gamer, e é maravilhoso poder fazer isso com um jogo com tamanho potencial”, afirma Gabriel Duarte, diretor de novos negócios da Final Level.

Toda a competição será transmitida pela Twitch do streamer Rakin, que tem se destacado no cenário de eSports e também será o host do evento.

Games se tornam destaque nos sites de apostas esportivas

Uma das formas de se manter informado para fazer a aposta certa é acompanhar os streamers

Conforme crescem em popularidade e profissionalismo, os games assumem uma relevância econômica e social cada vez maior. Os eSports, como são conhecidos os principais jogos online, são disputados em campeonatos que atraem patrocínios de grandes empresas e são transmitidos por redes importantes de televisão. Gamers profissionais, hoje, podem ganhar fama comparável a jogadores de futebol.

Nos anos mais recentes, os eSports avançaram sobre mais um aspecto tradicionalmente relacionado aos esportes tradicionais: as apostas. O crescimento do interesse em apostar em competições de games foi um efeito colateral da pandemia da covid-19, com a paralisação das disputas dos esportes tradicionais causada pelos lockdowns do primeiro semestre de 2020. As casas de apostas precisaram recorrer aos jogos online para aliviar a queda nas suas receitas.

No Brasil, o mercado de games é enorme, o que torna promissoras as possibilidades de atrair apostadores. O país possui mais de 60 milhões de jogadores, a terceira maior população gamer do mundo. O setor movimenta US$ 1,3 bilhão anualmente no Brasil, segundo o Brazil Digital Report, um levantamento da consultora McKinsey.

Campeonatos de games existem há décadas. Porém, foi apenas recentemente que eles foram agregados à cultura pop e se transformaram em um espetáculo visual. Casas de apostas, como o Bumbet Cassino, viram nos eSports uma oportunidade de ampliar seus negócios e atrair novos públicos – os jovens antenados nas competições virtuais.

No mundo dos eSports, um dos games de mais destaque é o LoL (League of Legends), cujos campeonatos nacionais atraíam multidões antes do início do distanciamento social. O CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) é um exemplo do grau de profissionalismo e celebridade que o LoL tem adquirido. O torneio brasileiro é transmitido até pela SporTV. O Campeonato Mundial de League of Legends atrai até 200 milhões de espectadores nas suas finais, número equivalente à população do Brasil.

Outro game que está no foco do mercado de apostas é o Fifa, que consiste em nada mais que futebol virtual – fato que torna o jogo mais familiar ao mercado de apostas e, consequentemente, um dos mais apostados. Também é possível citar entre os eSports mais importantes Overwatch, Counter-Strike, Dota 2, Fortnite e Call of Duty.

Canais de streamers são opção para ficar informado sobre games

No entanto, para aqueles que não tem um conhecimento de games profundo o suficiente para se aventurar na seção de eSports das casas de apostas online, é necessário se adentrar mais a fundo para fazer a escolha certa e evitar perder dinheiro. Uma das maneiras de fazer isso é acompanhando os streamers – como são chamadas as pessoas que transmitem ao vivo as próprias partidas e eSports. É possível aprender bastante sobre o game, as estratégias de jogo e as equipes mais importantes ao assistir aos streamers, que também fazem comentários enquanto jogam. Para transmitir seu conteúdo, os streamers usam, principalmente, o YouTube e a plataforma Twitch, voltada para games.

Os canais dos streamers estão cada vez mais diversificados. Muitos, além de transmitir as partidas, oferecem programas como entrevistas e bate-papos com jogadores, especialistas e personalidades. Um exemplo é Gustavo Baiano, ex-jogador de LoL, cujo canal possui vida própria. Além de partidas nacionais e internacionais do game, o canal de Baiano já transmitiu até jogos de futebol do Campeonato Brasileiro.

Baiano, que hoje tem 26 anos, foi o primeiro atleta brasileiro de eSports a competir nos EUA. A determinação em pagar as dívidas dos pais e dar-lhes uma casa mais confortável inspirou o jogador, que passou a ganhar mais dinheiro quando se tornou streamer.

“Eu percebi que gosto muito de entretenimento, e isso vai além dos jogos. Estou me desenvolvendo como showman, e espero continuar assim, criando conteúdo bom de várias coisas diferentes. No futebol muda demais, por isso precisei de pessoas ali, próximas de mim, que já tinham vivido aquele mundo. Esse crescimento foi natural e esperado”, disse Baiano, em entrevista ao UOL.

TikTok transmite ao vivo a liga feminina de CS: GO

O TikTok começa a investir pesado nos eSports! Prova disso é que o aplicativo fez sua estreia na transmissão da Grrrls League, primeira liga feminina de CS: GO do Brasil e maior liga do mundo, que pagará uma premiação de R﹩ 200 mil – a maior já oferecida para o universo no país.

A liga criada pela GameXP, maior evento de games da América Latina, com o objetivo de fomentar e profissionalizar o cenário feminino dos eSports, fechou parceria inédita com a plataforma e não só terá as partidas transmitidas ao vivo, como terá na programação seu time de casters e as jogadoras dos times participantes no seu feed, com vídeos e brincadeiras.

“O TikTok inspira diversidade, é orientado pela inovação e tem como missão levar alegria e diversão para públicos de diferentes interesses. Essa parceria confirma o nosso propósito de democratizar o acesso a conteúdos de qualidade que possam fazer a diferença para a nossa comunidade”, afirma Rafaela Furtado, diretora de Parcerias Estratégicas do TikTok na América Latina.

A estreia da Grrrls League aconteceu no dia 1º de fevereiro. As meninas dos times MIBR/W7M e Black Dragons/Soberano arrasaram numa transmissão que durou mais de 6 horas e foi vista por quase 250 mil pessoas. A fase de grupos, que conta ainda com as equipes Havan Liberty e Fúria, acontece nos dias 1, 2, 8, 9 e 15 de fevereiro, e os playoffs serão nos dias 23 e 24 do mesmo mês. Todas as partidas podem ser vistas no perfil da Game XP (@gamexpoficial) no TikTok.