AfroGames anuncia parceria com GOL Linhas Aéreas

Há algum tempo a equipe do AfroReggae criou o projeto AfroGames para visibilizar e debater pautas da comunidade negra nos jogos eletrônicos. Graças ao alto empenho dos profissionais, a iniciativa acaba de alçar novos voos: uma inédita parceria com a GOL Linhas Aéreas, que apoia a sala de treinamento do AFG Esports, o primeiro time de LOL formado numa favela.

“Empatia é um dos pilares que conduzem os passos da GOL e suas ações. Por meio do Instituto GOL, braço gestor de inclusão social e desenvolvimento socioeconômico da Companhia, temos a felicidade de apoiar o projeto AfroGames, que dá oportunidade a diversos jovens de se desenvolverem em um esporte que está crescendo ano a ano. É um orgulho para a empresa agora fazer parte da história do time AFG Esports”, diz Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.

O time AFG e-sports é formado por Daniel, Ronald, Yuri, Thiago, Gabriela e João, alunos da primeira edição do projeto que se destacaram ao longo da primeira temporada. Eles terão toda a infraestrutura necessária para seu treinamento e desenvolvimento como pro player garantido pela GOL, com uma sala exclusiva dentro do Centro Cultural Waly Salomão e uma bolsa atleta de um salário-mínimo, para que eles possam se dedicar exclusivamente aos treinos.

Além desse novo investimento no time, a GOL, por meio do Instituto GOL, irá manter o suporte que já dava ao projeto, que contava com a disponibilização de passagens aéreas para os integrantes do AfroGames poderem participar de jogos, eventos e reuniões fora do estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Treinamento do AfroGames é o primeiro especializado em e-sports dentro de uma favela. Fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e disponibilizou no ano passado 100 vagas aos jovens da comunidade, com aulas de League of Legends, programação de computadores, produção de trilha sonora focada em games e inglês. Com toda infraestrutura necessária, desde cadeiras gamers e computadores de última geração conectados com fibra ótica, o local formou 70 jovens e selecionou os melhores para serem integrantes do time.

As inscrições já estão abertas para novos alunos até o dia 15 de novembro de 2020, e previsão para reabertura em janeiro de 2021. Para garantir a segurança de todos, estamos adequando todo o espaço segundo as normas de segurança da OMS, respeitando o limite de alunos por turmas, disponibilizando máscaras e higienização do local.

Além da GOL, o AfroGames possui o patrocínio oficial da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, da Fusion Energy Drink e da Hyper X, que juntos garantirão o retorno do projeto para mais um ano de atividades. Para este ano serão oferecidas, além das aulas já citadas acima, Programação e Fortnite.

TIME AFG Esports – League of Legends

      • Daniel Felipe de Paula
      • Gabriela Evellyn da Rocha Ferreira
      • João Bernardo Silvino Barbosa
      • Ronald Nascimento Sol
      • Thiago Soares Pestana
      • Yuri Pereira de Souza

 

Para saber mais sobre o projeto, siga suas redes sociais no Twitter e Instagram .

Razer anuncia maior torneio regional de eSports da América Latina

Após o sucesso do primeiro Razer Invitational, realizado no Sudeste Asiático em julho de 2020, a Razer decidiu-se por realizar uma segunda edição, prometendo ser o maior torneio regional de eSports da América Latina. O Razer Invitational – América Latina contará com jogadores de esportes eletrônicos de todos os níveis, de amadores a profissionais, que poderão competir e ainda representar seus países.

“Com o Razer Invitational – Sudeste Asiático, recebemos enorme apoio de dez países, que participaram com mais de 500 times e 3.500 atletas”, disse Zuber Mohammed, diretor de Marketing da Razer. Agora estamos expandindo o Razer Invitational a outras regiões do planeta para dar a mesma oportunidade a jogadores amadores e profissionais, descobrir mais talentos individuais e incutir em cada um o sentimento de orgulho de representarem suas nações em torneios de eSports”.

De acordo com a empresa, o Invitational – América Latina reunirá seis países: Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai. As competições serão realizadas em quatro das mais populares modalidades da região: Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Mobile Legends: Bang Bang (MLBB), PlayerUnknown’s Battlegrounds Mobile (PUBGM) e League of Legends. Outro ponto importante é que os fãs poderão acompanhar as partidas através do Facebook e na Twitch . Mais informações sobre como assistir serão reveladas em breve.

As inscrições para as três categorias do Razer Invitational – América Latina comum a todos os países começam em 2 de novembro de 2020 e as qualificatórias serão disputadas a partir de 28 de novembro, com playoffs acontecendo entre 3 e 20 de dezembro. Já as qualificatórias de League of Legends, exclusivas para o Brasil, acontecem em 21 e 22 de novembro seguidas dos playoffs de 27 a 29 de novembro. O torneio será disputado totalmente on-line.

Informações sobre inscrições e agendamentos para as qualificatórias serão postadas no site oficial do Razer Invitational – América Latina.

eSports – maiores empresas de telefonia investem no mercado de jogos eletrônicos

O eSports estão conquistando cada vez mais espaço entre o aficionados por tecnologia e investidores. Prova disso é que grandes equipes já investem rotineiramente no setor, tal como o Santos, o Flamengo e Cruzeiro. Outro segmento que está investindo pesado nos eSportes são as operadoras de telefonia móvel.

Uma das operadoras que já inicio os investimentos nesse mercado é a Vivo, a operadora desde 2014 patrocina a equipe Keyd em diferentes modalidades, são elas:

        • League of Legends
        • Free Fire
        • CS:GO

Outra empresa interessada nos eSports é a Mob Telecom, que resolveu fazer uma parceria com a Free Fire. Após comprar os direitos da equipe Yakuza e-Sports e mudando o nome para Mob e-Sports, a empresa de telefonia passou a participar das grandes competições. Sayde Bayde, CCO da Mob Telecom, acredita que com a parceria com equipes de esportes eletrônicos, a operadora ganhará visibilidade, credibilidade por conta dos gamers.

Outra operadora que está investindo nesse mercado é a Claro, no momento a empresa não está patrocinando nenhum campeonato ou equipe, ainda assim, a companhia já estava associada ao Clutch (CS:GO), Circuito Desafiante e à Superliga. Segundo a Riot Games, desenvolvedora do jogo League of Legends, o jogo conta com mais de 100 milhões de jogadores ao mês.

A Claro está aguardando a crise da pandemia causada pelo Covid-19 passar para retomar os investimentos, já que entende a importância desse mercado, de acordo com o diretor de marketing da Claro.

“Lá atrás, em 2018, nossas pesquisas mostravam que era um segmento super importante, super formador de opinião. O jogador é antenado, tem um poder de engajamento absurdo e é usuário dos nossos serviços de banda larga fixa e móvel. É um segmento super-estratégico”.

Mesmo com toda a situação em que o Brasil está vivendo a Claro resolveu disponibilizar em sua plataforma de streaming conteúdos de e-Sports, para aqueles que são clientes Claro podem acessar esse tipo de conteúdo através do Claro Now.

Além dessas empresas, outras companhias também estão investindo nesse ramo. Você pode conferir mais informações aqui.

Mercado de games em alta no Brasil

De acordo com a Pesquisa Game Brasil, o interesse do brasileiro pelo esporte eletrônico aumentou. De acordo com estudo mostra que 65,6% dos jogadores já conhecem sobre o eSports, porém os gamers que consomem conteúdos de e-Sports representa um 19,7%. A pesquisa foi feita em 26 estados e também no DF no início do ano.