Webinar dá dicas para aproveitar ao máximo a gamescom latam 2025

Profissionais e entusiastas da indústria de games já podem se preparar para mais uma etapa da série de aquecimentos da gamescom latam 2025. No dia 31 de março, às 18h, será realizado o terceiro encontro online da programação “WARM UP!”, com a presença de Antonio Guaranys, nome conhecido no cenário nacional e internacional de desenvolvimento de jogos.

A proposta do evento é orientar o público sobre como tirar o melhor proveito da gamescom latam, considerada o maior evento da América Latina voltado ao setor de games. Guaranys irá compartilhar estratégias valiosas para quem deseja se destacar durante o encontro, com foco em planejamento, criação de conexões e aproveitamento de oportunidades profissionais.

Com passagens por empresas como Yodo1, MagnaPlay e Hermit Crab — onde hoje atua como Business Developer —, Antonio Guaranys construiu uma carreira que combina atuação no mercado e forte envolvimento com a formação de novos talentos. Ele é fundador do Mentorias Games Brasil, iniciativa que se tornou o maior programa de mentorias de carreira da América Latina na área de jogos digitais.

Além disso, tem participado ativamente de eventos importantes como GDC, BIG Festival, BGS e a própria gamescom, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele também colabora como professor convidado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), aproximando o setor acadêmico das práticas do mercado de games.

Durante o webinar, Guaranys pretende abordar temas como organização prévia para o evento, formas eficazes de fazer networking e comportamentos que podem abrir portas no ambiente profissional. A ideia é que os participantes saiam do encontro virtual com um roteiro claro de ações que maximizem suas chances de sucesso durante a gamescom latam 2025.

A participação no webinar é gratuita e voltada a quem quer não apenas marcar presença no evento, mas também gerar impacto e construir conexões sólidas no setor. Para se inscrever, clique aqui.

Serviço – Gamescom Latam 2025 Warm Up

Quando: 31 de março às 18h

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLLjUHh8GCwnzGTa9bOOEixiAzNDBLgs52BBqv8iXdCKMHTA/viewform

Gamescom Latam BIG Festival 2025 divulga lista de finalistas e destaca participação brasileira

A Gamescom Latam BIG Festival 2025 revelou a lista dos 90 jogos finalistas de sua competição, consolidando-se como um dos principais eventos de games do mundo. Nesta edição, o festival bateu recordes, com 962 inscrições de 71 países. Entre os selecionados, 19 são produções brasileiras, evidenciando o crescimento da indústria nacional no cenário internacional.

Os jogos finalistas estarão disponíveis para testes durante todos os dias do evento, permitindo que os visitantes experimentem as novidades e votem em seus favoritos. A cerimônia de premiação será dividida em duas partes: no dia 30 de abril, em uma sessão exclusiva para convidados, imprensa e profissionais da indústria, e no dia 4 de maio, com transmissão ao vivo no YouTube.

Os jogos brasileiros em destaque incluem títulos como Deathbound e Mullet MadJack, que concorrem ao prêmio de Melhor Jogo: Brasil. Além disso, a América Latina estará bem representada, com 32 jogos na competição, incluindo produções da Argentina, México, Colômbia, Costa Rica e Uruguai.

“É realmente inspirador ver mais de 960 jogos, de mais de 70 países registrados para o BIG Festival em 2025. Esse número impressionante de participantes reflete o crescimento constante dos jogos eletrônicos independentes no mundo, mas em especial na América Latina. Por acontecer dentro da gamescom latam 2025, o evento se consolida como o ponto de encontro mais importante para desenvolvedores e inovação globalmente”, disse Gustavo Steinberg, fundador do BIG Festival e CEO da gamescom latam.

Entre as principais categorias do evento estão Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Melhor Som, Inovação e Melhor Jogo, além de prêmios voltados para impacto social, diversidade e jogos educacionais. Títulos como Animal Well, Neva e Paper Trail aparecem em múltiplas categorias, reforçando seu destaque na competição.

Abaixo você confere a lista completa de indicados:

Melhor Arte

        • Hauntii
        • Kulebra and the Souls of Limbo
        • NAIAD
        • Neva
        • Oscuro Blossom’s Glow
        • Paper Trail
        • Songs of Silence
        • Aikyam
        • Bo: Path of the Teal Lotus
        • Dungeons of Hinterberg

Melhor Narrativa

        • Wanderstop
        • CorpoNation: the Sorting Process
        • Debtor’s Club
        • Mouthwashing
        • Neva
        • Nine Sols
        • Recall: Empty Wishers
        • The Holy Gosh Darn
        • THRESHOLD
        • Until Then

Melhor Gameplay

        • Animal Well
        • Astral Ascent
        • Battle Train
        • Dungeons of Hinterberg
        • Hauntii
        • Manor Lords
        • Nine Sols
        • Pipistrello and the Cursed Yoyo
        • Sol Cesto
        • Windblown

Melhor Som

        • The Holy Gosh Darn
        • Astral Ascent
        • Freaked Fleapit
        • Hauntii
        • NAIAD
        • Neva
        • Nine Sols
        • Paper Trail
        • Rift of the NecroDancer
        • Songs of Silence

Inovação

        • 1001 Nights
        • Animal Well
        • Dungeon Crawler
        • Net.Attack()
        • Paper Trail
        • Sol Cesto
        • The Holy Gosh Darn
        • The Plucky Squire
        • VED
        • Wander Stars

Melhor Jogo

        • Animal Well
        • Astral Ascent
        • Dungeons of Hinterberg
        • Hauntii
        • Manor Lords
        • Neva
        • Nine Sols
        • Paper Trail
        • The Plucky Squire
        • Windblown

Melhor Jogo: Brasil

        • Corebreaker
        • Cyberwar: Neon City
        • Deathbound
        • Debtors’ Club
        • E-Lich Corporate Souls
        • Forgotten Mines
        • Hell Clock
        • Mechanines Tower Defense
        • Mullet MadJack
        • Pipistrello and the Cursed Yoyo

Melhor Jogo: América Latina

        • Duck Paradox
        • Dunjungle
        • Grizzly Man
        • Hidden in my Paradise
        • Oscuro Blossom’s Glow
        • Rogue Slime
        • Slidemagi
        • SOPA – Tale of the Stolen Potato
        • Super Farming Boy
        • Underboard

BIG Impact: Melhor Jogo Educacional

        • Auau Kiko: Dino Dentista
        • Palavra Animada
        • Quem Deixou Isso Aqui?! De Novo!
        • SuperSUS ACS
        • Velvet 89

BIG Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais

        • Copycat
        • CorpoNation: The Sorting Process
        • Hollywood Animal
        • NAIAD
        • Two Falls (Nishu Takuatshina)
        • Until Then
        • Velvet 89

BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade

        • Aikyam
        • SEDAP! A Culinary Adventure
        • Two Falls (Nishu Takuatshina)
        • Um Domingo à Tarde
        • Wildwood Down

Melhor Multiplayer

        • Bang Bang Barrage
        • Buckshot Roulette
        • Oblin Party
        • SEDAP! A Culinary Adventure
        • Unrailed 2: Back On Track

Melhor Jogo Infantil

        • Escape from Ever After
        • Henry Halfhead
        • Hidden in my Paradise
        • Stars In The Trash
        • The Plucky Squire

Melhor Jogo de Estudante

        • Duck Paradox
        • Escape Of The Hammer Princess
        • Mechanines Tower Defense
        • MouseVentures
        • Shelley Manor

Melhor Jogo Mobile

        • Abalon: Roguelike Card Tactics
        • Level Devil
        • Mombo Combo Legacy
        • Punko.io
        • Rogue Slime

Melhor Jogo Casual

        • Bang Bang Barrage
        • Berserk B.I.T.S
        • Dungeon Inn
        • Idle Waters
        • LOK Digital
        • Paper Trail
        • Reus 2
        • Shroomtopia
        • Time Flies
        • Tiny Bookshop

Melhor XR/VR

        • Clone Drone in the Hyperdome
        • Dixotomia
        • Exercise Your Demons!
        • Honey Pot
        • Kukoos: Pet Factory
        • Sugar Mess – Let’s Play Jolly Battle

A Gamescom Latam 2025 acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com mais de 100 mil visitantes na edição anterior, o evento se firma como o maior ponto de encontro de desenvolvedores e entusiastas da indústria na América Latina. Os ingressos já estão disponíveis para venda no site oficial.

São Paulo recebe Eric Zimmerman para a Games for Change América Latina em debate sobre saúde e games

A cidade de São Paulo será palco de um evento marcante para a indústria de games: a inauguração da sede latino-americana da Games for Change (G4C), organização global dedicada ao desenvolvimento de jogos com impacto social. A cerimônia acontece no dia 21 de março e contará com a presença do designer Eric Zimmerman, referência no setor e líder do Game Lab da Universidade de Nova York.

Antes da inauguração, Zimmerman participará de um simpósio sobre saúde e games na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Em São Paulo, ele será o palestrante de um encontro no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da USP, às 14h, que reunirá especialistas das áreas de tecnologia e psiquiatria. Após a conferência, uma gamejam promoverá a interação entre desenvolvedores, médicos e pesquisadores.

O evento principal acontece às 19h, em um coquetel na Casinha da Vila, na Vila Madalena. A inauguração da G4C América Latina reunirá profissionais da indústria de jogos, investidores e estudantes, além de marcar o lançamento da campanha “Aposta Não É Jogo!”. A iniciativa busca conscientizar sobre os riscos dos jogos de azar e da exploração comercial da gamificação, especialmente no contexto das apostas online.

Gilson Schwartz, presidente da G4C América Latina e professor da USP, destaca que a relação entre saúde mental e jogos tem ganhado relevância nos debates recentes. Para o acadêmico, a epidemia das apostas e o uso predatório da gamificação levantam questões importantes sobre regulação e bem-estar digital.

Sobre Eric Zimmerman e a Games for Change

Eric Zimmerman é um renomado designer de jogos e acadêmico, fundador e líder do Game Lab da Universidade de Nova York. Reconhecido por seu trabalho inovador no campo dos jogos digitais, Zimmerman é uma figura central na promoção do uso de jogos como ferramenta para impacto social e educação. Sua atuação vai além da criação de jogos, abrangendo também a pesquisa sobre como os jogos podem influenciar a cultura e a sociedade.

Sua relevância para a indústria de games é consolidada por suas contribuições teóricas e práticas, que buscam transformar os jogos em uma plataforma para questões sociais importantes, como saúde mental e questões culturais. Gearheads e SiSSYFiGHT 2000. Ele também é autor do livro Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos

A Games for Change atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento de jogos voltados para a educação, cultura e impacto social. Com presença global, a rede tem núcleos na África, Ásia, Oriente Médio e agora reforça sua atuação na América Latina.

O evento será transmitido ao vivo, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/EricEmSP.

Serviço – Games for Change America Latina

Data: 21 de março (sexta-feira)
Local: Casinha da Vila – Rua das Tabocas, 208, Vila Madalena
Participação remota disponível