Mercado: como ocorreu e quais serão os impactos da compra da Activision Blizzard?

O ano de 2022 mal começou e já temos uma notícia extremamente relevante para o mundo dos games, tanto para as empresas, quanto para os consumidores em geral e até os estúdios de produção de jogos eletrônicos.

Ainda, o impacto desta compra foi tão grande que, em termos econômicos, diversos impactos poderão ocorrer no mercado de jogos eletrônicos, como o rompimento de parcerias, o estabelecimento de novas parcerias e, claro, efeitos em ações de inúmeras produtoras de jogos eletrônicos, desde as mais renomadas até as independentes.

Isso ocorre pois, com a compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft, em teoria se estabelece um monopólio dentro do mercado de jogos eletrônicos, o que poderá comprometer a atuação de outros grupos e empresas menores.

Sério, não precisa ser nenhum especialista em jogos eletrônicos, mercado ou economia e nem realizar uma pesquisa de campo para TCC para compreender a importância e a magnitude desta aquisição por parte da empresa de Bill Gates.

Como esperado, já houve pronunciamento de empresas como a Sony, concorrente direta da Microsoft nos consoles, em relação a esta compra e os direitos de títulos da Activision que eram e ainda são comercializados para o PlayStation.

Para entender um pouco mais sobre esta aquisição e também um pouco mais sobre o quadro econômico do mercado, vamos analisar hoje alguns pontos essenciais sobre esta transação bilionária.

O conflito de interesses entre esta compra e a disponibilidade de títulos da Activision para a Sony

Primeiramente, para compreender os efeitos desta compra para a Sony, precisamos voltar alguns anos no tempo. Mais precisamente para o início da Sony como produtora de consoles de jogos eletrônicos, logo após o lançamento do PlayStation 1.

Como vimos acima, não precisa ser nenhum estudioso sobre o assunto e nem realizar uma pesquisa de campo passo-a-passo para compreender o golpe que a Sony recebe com esta transação.

Alguns dos títulos mais importantes da história da Sony, vendidos a partir de seu primeiro console, foram produzidos e desenvolvidos pela Activision, como por exemplo:

  • Marvel Ultimate Alliance
  • Tony Hawk Pro Skater
  • Crash Bandicoot
  • Judge Dredd
  • Toy Story

Analisando esta pequena lista de exemplos de títulos da Activision para PlayStation, é possível ver a importância desta desenvolvedora para a Sony, sendo uma das mais relevantes para a história do console, juntamente com a Rockstar.

Atualmente, diversos outros títulos são essenciais para as vendas e o desempenho mercadológico da Sony,  como:

  • Diablo
  • Overwatch
  • Call of Duty

Não precisa ir muito longe para entender que a Sony já se pronunciou sobre o caso e manifestou seu interesse em manter estes títulos para o PS.

No entanto, isso poderá depender de burocracias, acordos legais e disputas judiciais envolvendo as três partes do caso: a Sony, a Microsoft e a Blizzard Activision.

Os impactos econômicos desta aquisição

Agora que vimos as possíveis complicações para a Sony devido aos conflitos de interesses em relação à títulos e jogos da Activision, é necessário também que se entenda um pouco mais sobre os impactos econômicos desta transação bilionária.

A compra avaliada em cerca de 70 bilhões de dólares foi duramente criticada por órgãos econômicos e diversas organizações. 

O presidente do banco mundial, David Malpass, por exemplo, expressou sua inconformidade com a transação, sobretudo em um momento onde a pobreza devasta grande parte do planeta por conta da pandemia de coronavírus, que ainda atinge vários países e nações desfavorecidas.

Já para a Sony, especificamente, o impacto econômico veio quase que de maneira imediata após o anúncio da compra: as ações da empresa na bolsa de valores de Tóquio, uma das maiores do planeta, caíram em cerca de 13%

Pode parecer pouco, em termos estatísticos, porém em valores absolutos, estes 13% de queda representaram um prejuízo de 20 bilhões de dólares, de acordo com a plataforma Meu PS e também de acordo com a Tec Mundo.

Quais foram as maiores transações da história do mercado de jogos eletrônicos?

Com o valor astronômico de 70 bilhões de dólares, a transação realizada pela Microsoft se tornou a maior de todos os tempos no mercado de jogos eletrônicos.

No entanto, ao longo dos anos houve algumas transações gigantescas também que moldaram uma tendência para o futuro, que podemos observar hoje em casos como este.

Depois da aquisição da Blizzard Activision por parte da Microsoft, algumas das transações mais exorbitantes do mundo dos jogos foram:

  • Zynga  – 12.7 bilhões de dólares
  • Supercell – 10 bilhões de dólares
  • ZeniMax Media – 8.7 bilhões de dólares
  • King – 7 bilhões de dólares

Contudo, como vimos, com o valor quase inacreditável de 70 bilhões de dólares, a aquisição da Microsoft se tornou a maior transação da história do mercado dos games!

Top 6 – Jogos da Activision Blizzard que a Microsoft pode trazer de volta

Yeah baby! Com ou sem choro, a Microsoft comprou mais uma gigante do mundo dos games e agora tem uma infinidade de franquias para explorar o máximo possível. Muito além de qualquer Call of Duty, resolvemos fugir das obviedades e pensar em franquias que há muito estão lançadas no ostracismo, mas que a Microsoft pode reviver em uma canetada.

Confira abaixo seis games que a Microsoft pode trazer de volta com a compra da Activision Blizzard:

 

Rock n’ Roll Racing

Jogadores das antigas certamente se lembrarão do clássico instantâneo Rock n’ Roll Racing e sua trilha sonora que era uma verdadeira ode a quem já gostava de rock nos anos 90. Aqui a premissa era uma verdadeira corrida destrutiva, em que os carros eram equipados com armas lasers, bombas e metralhadoras para destruir os rivais. Vencia quem chegasse primeiro. Caso a Microsoft decida ressuscitar a franquia, a comunidade de aficionada por retro games agradeceria muito. A melhor parte é que nem precisaria ser um remake dispendioso, tal qual o trabalho feito recentemente com Battletoads.

 

 

Blackthorne

Outro jogo que o pessoal mais antigo deve se lembrar com muita felicidade é Blackthorne, um dos precursores do TPS. As mecânicas, ainda que em 2D, podem ser descritas como inspiradoras para o Gears of War, uma vez que o jogador deveria se esconder para evitar as balas inimigas e atirar nos momentos certos para eliminá-los. Ainda que muito querido, a Activision nunca pensou em uma sequência para o game.

 

 

StarCraft

StarCraft já deu as caras em um período relativamente recente, com StarCraft Remastered em 2017. Contudo, sentimos que a audiência apenas pode ser satisfeita com o prometido 3º capítulo. Agora que a Microsoft é dona da franquia e certamente tem planos de melhorar sua base no Xbox Series, StarCraft parece uma escolha muito óbvia.

 

 

True Crime

Muitos jogos já tentaram solapar a coroa de GTA como o maior game mundo aberto, contudo nenhum obteve êxito. Um dos candidatos mais fortes na era 128 bits certamente foi a série True Crime, que tentava reproduzir as cidades de Los Angeles e Nova York em detalhes. A crítica foi bastante favorável, bem como as vendagens. Assim, seria muito interessante ver o revival dessa amada franquia, ainda que não se possa mais roubar a coroa de GTA.

 

 

Guitar Hero

Vocês devem se lembrar do tempo em que tocar guitarras plásticas era a grande onda do momento, certo? Pois bem, agora que a Microsoft é oficialmente a dona da franquia, quais empecilhos haveriam de retomar a onda de jogos musicais? Ainda que o interesse do público tenha mudado de duas gerações pra cá, é certo que ainda há muita gente disposta a comprar uma guitarra nova para reviver clássicos de bandas mundialmente conhecidas. Alguém aí pediu Guitar Hero Nirvana?

 

 

Spyro

Ainda que Crash deva se tornar a mascote mais amado dessa nova leva de franquias da Activision Blizzard que agora pertencem a Microsoft, não podemos esquecer-nos de um dos precursores dos mascotes em videogames. Spyro tinha carisma, fases divertidas e uma franquia de jogos de respeito. Imagine se a Rare puder colocar as mãos nessa joia a maravilha que pode surgir em alta definição.