O ano de 2022 mal começou e já temos uma notícia extremamente relevante para o mundo dos games, tanto para as empresas, quanto para os consumidores em geral e até os estúdios de produção de jogos eletrônicos.
Ainda, o impacto desta compra foi tão grande que, em termos econômicos, diversos impactos poderão ocorrer no mercado de jogos eletrônicos, como o rompimento de parcerias, o estabelecimento de novas parcerias e, claro, efeitos em ações de inúmeras produtoras de jogos eletrônicos, desde as mais renomadas até as independentes.
Isso ocorre pois, com a compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft, em teoria se estabelece um monopólio dentro do mercado de jogos eletrônicos, o que poderá comprometer a atuação de outros grupos e empresas menores.
Sério, não precisa ser nenhum especialista em jogos eletrônicos, mercado ou economia e nem realizar uma pesquisa de campo para TCC para compreender a importância e a magnitude desta aquisição por parte da empresa de Bill Gates.
Como esperado, já houve pronunciamento de empresas como a Sony, concorrente direta da Microsoft nos consoles, em relação a esta compra e os direitos de títulos da Activision que eram e ainda são comercializados para o PlayStation.
Para entender um pouco mais sobre esta aquisição e também um pouco mais sobre o quadro econômico do mercado, vamos analisar hoje alguns pontos essenciais sobre esta transação bilionária.
O conflito de interesses entre esta compra e a disponibilidade de títulos da Activision para a Sony
Primeiramente, para compreender os efeitos desta compra para a Sony, precisamos voltar alguns anos no tempo. Mais precisamente para o início da Sony como produtora de consoles de jogos eletrônicos, logo após o lançamento do PlayStation 1.
Como vimos acima, não precisa ser nenhum estudioso sobre o assunto e nem realizar uma pesquisa de campo passo-a-passo para compreender o golpe que a Sony recebe com esta transação.
Alguns dos títulos mais importantes da história da Sony, vendidos a partir de seu primeiro console, foram produzidos e desenvolvidos pela Activision, como por exemplo:
- Marvel Ultimate Alliance
- Tony Hawk Pro Skater
- Crash Bandicoot
- Judge Dredd
- Toy Story
Analisando esta pequena lista de exemplos de títulos da Activision para PlayStation, é possível ver a importância desta desenvolvedora para a Sony, sendo uma das mais relevantes para a história do console, juntamente com a Rockstar.
Atualmente, diversos outros títulos são essenciais para as vendas e o desempenho mercadológico da Sony, como:
- Diablo
- Overwatch
- Call of Duty
Não precisa ir muito longe para entender que a Sony já se pronunciou sobre o caso e manifestou seu interesse em manter estes títulos para o PS.
No entanto, isso poderá depender de burocracias, acordos legais e disputas judiciais envolvendo as três partes do caso: a Sony, a Microsoft e a Blizzard Activision.
Os impactos econômicos desta aquisição
Agora que vimos as possíveis complicações para a Sony devido aos conflitos de interesses em relação à títulos e jogos da Activision, é necessário também que se entenda um pouco mais sobre os impactos econômicos desta transação bilionária.
A compra avaliada em cerca de 70 bilhões de dólares foi duramente criticada por órgãos econômicos e diversas organizações.
O presidente do banco mundial, David Malpass, por exemplo, expressou sua inconformidade com a transação, sobretudo em um momento onde a pobreza devasta grande parte do planeta por conta da pandemia de coronavírus, que ainda atinge vários países e nações desfavorecidas.
Já para a Sony, especificamente, o impacto econômico veio quase que de maneira imediata após o anúncio da compra: as ações da empresa na bolsa de valores de Tóquio, uma das maiores do planeta, caíram em cerca de 13%
Pode parecer pouco, em termos estatísticos, porém em valores absolutos, estes 13% de queda representaram um prejuízo de 20 bilhões de dólares, de acordo com a plataforma Meu PS e também de acordo com a Tec Mundo.
Quais foram as maiores transações da história do mercado de jogos eletrônicos?
Com o valor astronômico de 70 bilhões de dólares, a transação realizada pela Microsoft se tornou a maior de todos os tempos no mercado de jogos eletrônicos.
No entanto, ao longo dos anos houve algumas transações gigantescas também que moldaram uma tendência para o futuro, que podemos observar hoje em casos como este.
Depois da aquisição da Blizzard Activision por parte da Microsoft, algumas das transações mais exorbitantes do mundo dos jogos foram:
- Zynga – 12.7 bilhões de dólares
- Supercell – 10 bilhões de dólares
- ZeniMax Media – 8.7 bilhões de dólares
- King – 7 bilhões de dólares
Contudo, como vimos, com o valor quase inacreditável de 70 bilhões de dólares, a aquisição da Microsoft se tornou a maior transação da história do mercado dos games!