Estagiários do São Longuinho

Estagiários do São Longuinho é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado de 2 a 6 integrantes, recomendado a partir de 16 anos de idade. E aqui, você poderá jogar diretamente no seu computador.

Os personagens das lendas do folclore brasileiro perderam seus preciosos Objetos. Desesperados eles lançam Maldições para todos os lados! Algo precisa ser feito, e quem melhor do que São Longuinho para ajudar a encontrar os Objetos perdidos?

Porém são muitos Objetos para um São Longuinho só. Então resta à vocês, os estagiários de São Longuinho, encontrar os Objetos corretos das Lendas antes que elas criem mais confusões! Não deixei de conferir.

O jogo foi desenvolvido por: Antônio Malavolta Andrade, Bianca Izumi Arakaki Oide, Caio Sinisgalli, Carolina Dominciano Giannini, Helena Figueiredo Ferrão e Marina Shirakawa Costa para a disciplina de Design de Games do Bacharelado em Animação da FAAP.

JOGUE ONLINE: clique aqui

 

Jogos de tabuleiro: uma alternativa criativa que pode ser produzida pelas próprias crianças

Nosso destaque do dia vai para jogos de tabuleiro. Pois bem, os alunos da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, confeccionaram jogos de tabuleiro personalizados e isto motiva um texto para evidenciar e demonstrar os benefícios desses jogos.

Os jogos de tabuleiro podem trazer muito mais do que diversão, pois é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos. Com os jogos, estão disponíveis para se trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo. Por meio de uma proposta divertida, são estimuladas diferentes habilidades como a criatividade, a negociação e a colaboração.

“O uso dos jogos estimula novas formas de pensar, fortalecendo e treinando a cognição. A atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, raciocínio lógico, criatividade, socialização e integração”, explica a professora responsável pela atividade, Débora Santos.

Além de desenvolver o raciocínio lógico, as crianças podem se divertir em um ambiente de disputa saudável e educativo. Veja alguns benefícios que os jogos de tabuleiro podem proporcionar:

      • Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros.

      • Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.

      • Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos.

      • Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar, isso porque promovem a imaginação.

Projeto brasileiro de pesquisa é selecionado para a bolsa Game In Lab 2020

Que o Brasil é berço de algumas das mentes mais criativas e dedicadas do mundo, já sabemos. Uma constatação disso é o projeto Game In Lab, criado pelo Grupo Asmodee, que atua no Brasil através da Galápagos Jogos. O projeto foi criado em abril e dava a oportunidade para que pesquisadores de todas as áreas do conhecimento desenvolvessem pesquisas relacionadas a jogos analógicos, sendo que as bolsas podiam chegar a até R$ 95 mil. Pois bem, uma das vencedoras.

Vale destacar que a edição do edital contou com a participação de diversas nacionalidades, mas o Brasil se destacou – foi o país com o maior número de projetos inscritos. O projeto brasileiro vencedor em 2020 foi liderado pela pesquisadora Ariela Holanda, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), que apresentou o estudo sobre “O uso de jogos de tabuleiro para desenvolver e manter laços sociais” (L’usage des jeux de Société pour développer et maintenir les liens sociaux).

De acordo com a pesquisadora, o projeto visa identificar a relação entre o uso de jogos de tabuleiro e habilidades sociais dos jogadores, tais como iniciar conversas, nível, manutenção de conversa, empatia e vida profissional. A ideia, aliás, não veio por acaso, Ariela é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e participa de um grupo de pesquisa voltado a essa questão.

Ariela Holanda

“Acredito que iniciativas como o Game in Lab são um grande incentivo à pesquisa e a divulgação dos jogos de tabuleiro. […] Além disso, apoiar projetos como o nosso pode proporcionar à sociedade uma alternativa de entretenimento capaz de contribuir para um convívio social cada vez mais saudável e harmônico”, diz a pesquisadora Ariela Holanda. “Muitas pessoas não conhecem a variedade de mecânicas disponíveis nos jogos modernos de tabuleiro. Acreditamos que com esse projeto as pessoas poderão conhecê-las e usufruir de todas as oportunidades de interação que elas ajudam a produzir”, conclui.

Abaixo você confere o vídeo da Ariela Holanda falando sobre seu projeto:

 

Sobre o Game in Lab

O Game in Lab foi criado pelo Grupo Asmodee em 2018, numa parceria com o Innovation Factory, um cluster francês focado em inovação. O objetivo da iniciativa é explorar os efeitos sociais e cognitivos dos jogos de tabuleiro para o ser humano. O programa está estruturado em três objetivos principais: (a) apoio financeiro a projetos de pesquisa sobre jogos de mesa; (b) criação e desenvolvimento de uma comunidade diversa, com pesquisadores e jogadores pelo mundo; e (c) compartilhamento de conhecimento científico com um público mais amplo.

Os interessados em se inscreverem na chamada de 2021 do Game in Lab devem ficar atentos às redes sociais da Galápagos (InstagramFacebook e LinkedIn) a partir da semana que vem, quando será divulgada a abertura do edital.