Campeonato Nacional de Pokémon supera as expectativas da Copag em número de inscritos

Pokémon

O último final de semana do mês de maio (28 e 29) foi extremamente positivo para os fãs de Pokémon, mostrando que a franquia da Nintendo ainda possui muita força. A Copag, empresa dedicada a card games, promoveu mais uma edição do Campeonato Nacional de Pokémon. O torneio recebeu 422 inscritos de várias localidades do Brasil, como São Paulo, Manaus, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro etc. Esses números colocam o Brasil como tendo o segundo maior Campeonato Nacional de Pokémon do Mundo.

As partidas da categoria Junior foram bastante disputadas e mostraram que os jogadores brasileiros são muito dedicados ao jogo. “Saber que essa categoria aumenta a cada ano é extremamente gratificante para a Copag. Esse público é o responsável por dar continuidade ao Pokémon Trading Card Game e perpetuar esse universo dos jogos colecionáveis. Vemos que o jogo off-line une as famílias e promove a sociabilidade. No Campeonato temos pais que acompanham os filhos e familiares que chegam para torcer pelos competidores. Um universo incrível que conta com mais fãs a cada ano”, disse Fernando Carvalho, coordenador de Projetos Especiais da Copag.

Na categoria Master, o vencedor foi Raphael Branco, de São Paulo. Na Sênior, o primeiro lugar ficou para Patrick de Souza, de São José dos Campos (SP), e no Junior quem levou foi Matheus Rocha, de Goiás. Os vencedores foram premiados com uma passagem para o Mundial, que acontece em agosto, em São Francisco (EUA), entre os dias 19 a 21 de Agosto.

O segundo lugar foi contemplado com um vale compras no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) na loja Virtual da Copag além de um set completo de cada uma das coleções: XY – Crise Dupla; XY – Céus Estrondosos; XY – Origens Ancestrais; XY – TURBO Revolução; XY – TURBO Colisão; e quatro booster box da próxima coleção (XY 10) em português assim que a mesma for lançada pela Copag.

O Campeonato reuniu participantes de diversas faixas etárias, de modo que as categorias são divididas por: Junior (nascidos em 2005 ou depois), Sênior (nascidos em 2001, 2002, 2003 e 2004) e Master (nascidos em 2000 ou antes). Durante o Nacional houve o Professor Cup South America – Torneio apenas para os juízes de Pokémon, em que Lucas Cunha ganhou, conhecido como Tiu Sam.

De acordo com a Copag, a meta para o Nacional no ano que vem é aumentar em 20% o número de inscritos. “Queremos aumentar nossa cadeia de distribuição e pontos de venda de diversos produtos da marca Pokémon. Já fizemos isso desde o ano passado e o resultado foi muito positivo. A estratégia continuará para ganharmos adeptos cada vez mais”, afirma o executivo da Copag.

Sobre Pokémon Trading Card Game

Para quem não está antenado, o Card Game Pokémon (TCG), é um dos jogos de cartas colecionáveis mais vendidos de todos os tempos. O jogo foi lançado em 1996, no Japão, e atualmente o card game está presente em mais de 73 países e conta com quatro novas expansões anuais. A Copag iniciou a parceria com a Pokémon Company International em 2011, para fabricação e distribuição dos cards. A primeira coleção foi a expansão “Diamante & Pérola, Maravilhas Secretas”. Tal como em outros TCG, Pokémon é indicado para jogadores em busca de desafios e estratégias mirabolantes.

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário