Comunidade estaria insatisfeita com Pokémon Go?

Pokémon Go

O jogo mais popular do ano é Pokémon Go, sem sombras de dúvidas. Mas as coisas não são apenas flores para o título dos pocket monsters: uma série de jogadores estão apontando falhas constantes e irritantes que estão fazendo o game perder sua popularidade mais rápido do que um ataque do Pikachu.

A maior crítica é ao sistema “nearby”, que serve para indicar pokémons nas proximidades dos jogadores. Assim que o game foi lançado o sistema nerby apontava até três pegadas para indicar o quão longe está a determinada criatura. Uma pegava significava que o Pokémon estava próximo, duas pegadas indicava uma distância intermediária e, por fim, três pegadas significava que o Pokémon estava bastante longe.

Até aí tudo estava bem, porém em algumas semanas pós-lançamento, o sistema nearby parou de funcionar, mostrando que absolutamente todos os pokémons estavam na distância mais longe possível (três pegadas). O problema era que o indicador não estava calibrado e alguns pokémons estavam realmente próximos dos jogadores. Mas com o sistema quebrado não havia opção ao jogador a não ser andar sem qualquer indicação se estava perto ou longe. Imagine sair andando do Centro de São Paulo até a região da Zona Leste achando que está perto de pegar um Pokémon…

pokemon

As reclamações vieram, porém ao invés de consertar o problema com um simples update, a Niantic simplesmente tirou a função do ar. De acordo com um comunicado da produtora publicado nesta semana, a função foi retirada por ser confusa e não atender às especificações de qualidade do estúdio. Ficou a promessa de reativá-la em algum momento futuro. Como se não bastasse, os servidores permaneciam instáveis desde o lançamento oficial nos EUA. Alguns updates tornaram os problemas de conexão menos evidentes, mas não deixaram de existir de modo geral.

Outra crítica bastante recorrente foi ao serviço de suporte da Niantic. Enquanto os jogadores passavam raiva com os mais diversos problemas, a Niantic não se pronunciava. Uma chuva de e-mails chegava aos escritórios da desenvolvedora, porém todos eram sumariamente ignorados. Nem mesmo a imprensa recebeu atenção.  A situação só serviu para deixar os ânimos mais acirrados: muitos jogadores começaram a baixar as notas do game com o propósito de sabotar a popularidade do produto. Na loja americana, inclusive, a avaliação chegou à vergonhosa marca de 1,5 estrelas de um total de 5 estrelas possíveis. Ah, e tem gente querendo o dinheiro que investiu no jogo de volta.

pokemon rating

Resposta da Niantic sobre os problemas com Pokémon Go

Claro que os problemas podem estar sendo exagerados por uma porção muito pequena dos jogadores de Pokémon Go, afinal o número de avaliações é extremamente pequena quando comparada com os 75 milhões de pessoas ao redor do mundo que já baixaram a aplicação.

A Ninatic chegou a publicar um comunicado dizendo que está trabalhando em melhorias do jogo, deste modo, espera-se que em algumas poucas semanas todos os erros sejam corrigidos. Vale destacar que atualmente todos os jogos chegam com problemas e acabam melhorados com o tempo, então essas ocorrências ainda estão dentro da normalidade diante de um lançamento tão grande.

 

Autor: Luiz Ricardo de Barros Silva

Luiz Silva, jornalista de games formado pela Universidade Paulista. Já escreveu para as revistas da Tambor Digital (EGW, Gameworld), para o site Player 2 entre outras coisas. "Sou um entusiasta por videogames, apesar de jovem já tive até um Atari, minha série favorita é Silent Hill".

Deixe seu comentário