O lançamento de Pokémon Go foi extremamente bem sucedido em todas as partes do mundo e serve de lição para todos os desenvolvedores de jogos do mundo de como lançar um produto de sucesso, seja um estúdio grande ou um desenvolvedor indie. Foi pensando nisso que reunimos as principais lições que os empreendedores podem tirar do sucesso de Pokémon Go.
Essas dicas são preciosas para que o empreendedor saia na frente dos concorrentes para alcançar o grande público. Vale destacar que chegar aos 75 milhões de download de Pokémon é praticamente impossível se você não está trabalhando com uma franquia tão famosa, mas nada impede que seu jogo se torne a grande sensação. Basta ver casos de jogos que começaram independentes, tais como Minecraft, Angry Birds, entre outros. Que tal conferir uma lista de dicas de empreendedorismo preparadas pelos executivos de startups?
Confira abaixo seis dicas de profissionais que qualquer empreendedor pode tirar do sucesso de Pokémon Go
Inovação
Já não é de hoje que a Nintendo visa inovar em seus produtos. Desde o lançamento do Nintendo DS e do Wii a empresa tem focado mais em inovar do que seguir na mesma direção que os concorrentes. Mesmo em seus jogos é possível ver elementos que visam trazer elementos pouco explorados. Claro que Pokémon Go não é a primeira aplicação a utilizar a realidade virtual, mas foi ele justamente a massificar um conceito que era explorado tão timidamente.
“Pokémon GO é um exemplo de inovação e mostra que sempre está em tempo de pensar fora da caixa. A Nintendo saiu do modelo de negócios automático e explorou a essência do videogame, que não está apenas na tecnologia enfatizada pelas marcas, mas também na interatividade e na relação que os jogos podem ter com a vida real. Para ser bem sucedido no mercado, às vezes, é fundamental pararmos de seguir o fluxo da concorrência e olharmos para onde ninguém está olhando para enxergar o que os clientes realmente querem de nós”, disse Antônio Miranda, CEO do Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto dos principais players de comércio eletrônico do país.
Ótica e reinvenção
“Não se prenda ao óbvio. Tente olhar as coisas sob outra ótica para encontrar as melhores oportunidades. O lance do jogo é procurar o Pokémon em lugares muitas vezes inusitados e até arriscando encontrar alguma raridade. Isso vale para os empreendedores também, que precisam treinar o “olhar” para oportunidades novas e às vezes escondidas”, recomenda Vitor Torres, CEO do Contabilizei, escritório de contabilidade online para micro e pequenas empresas dos setores de serviço e de comércio.
“Reinvente os clássicos. O jogo é uma reinvenção de um personagem e de uma empresa que estavam numa maré baixa e isso tem muito a ver com as startups de tecnologia, que pegaram mercados clássicos (táxi, contabilidade, etc) e reinventaram a forma de fazer as coisas melhorando consideravelmente o que já existia. Ou seja, para os empreendedores, reinventar os clássicos diz respeito a disrupção e impacto, e não exatamente reinventar a roda ou propor novidades que não trazem benefícios concretos”, completa Vitor.
Ouça o seu público
“No dia 1º de Abril de 2014 o Google lançou um jogo muito parecido com esse, a ideia era caçar Pokemons através de realidade aumentada, porém, utilizando o Google Maps. Era uma brincadeira, mas as pessoas foram a loucura, é claro! O sucesso já era anunciado, o que a Nintendo fez foi dar ouvido a essas vozes e criar o jogo que fez o valor da empresa na bolsa de valores subir impressionantes US$ 11 bilhões. Como empreendedores, muitas vezes temos problemas para ouvir o nosso público, pois temos certeza que conhecemos o produto e que sabemos nossas limitações internas. No caso do Pokemon Go o feedback do público foi extremamente positivo, mas também poderia ser negativo, temos que levar isso em conta em ambas as situações”, alerta Gisele Giardelli, country manager do DeeMe, aplicativo de mensagens através de imagem e texto com foco na criatividade.
Se você já chegou a lançar um jogo anteriormente, então já tem um feedback de seus usuários. Caso não tenha feito nenhum lançamento, dê ouvidos aos seus amigos, familiares e beta testes. As pessoas vão querer ajudar se perceberem que você está aberto a sugestões e críticas construtivas.
Foco no target
“Pokémon GO é um grande exemplo de que pensar no que o seu público-alvo realmente quer e está buscando sempre será a melhor estratégia de negócio. Vivemos em um mundo onde as pessoas estão conectadas durante todo o tempo e querem solucionar seus problemas e obter respostas para seus anseios a um clique, usando seus smartphones, de preferência. Simplificar os processos e entregar ao consumidor o que ele precisa é o que definirá se uma empresa terá sucesso”, disse Vanessa Louzada, fundadora da Holipet, marketplace para pets.
Deste modo, não mude seu foco simplesmente porque quer agregar mais conteúdo ao seu jogo. É sempre bom aprimorar, mas tenha em mente que há um objetivo prioritário. Se você vai criar um jogo ao estilo shmup (jogo de navinha), vá até o fim sem descaracterizar o produto final.
Adaptação e Agilidade
Fato: Há mais de uma década se fala em realidade aumentada, mas pela primeira vez a tecnologia está acessível a milhões de pessoas. Muitas empresas já incluíram o jogo Pokémon Go em suas ações de marketing e passaram a comprar itens do game, aproveitando dessa popularidade, para atrair clientes para os seus negócios. De acordo com Caio Lopes, Diretor de Tecnologia da Mobile2you, “(…) saem na frente àqueles que enxergaram essa oportunidade, adaptaram suas estratégias e estão investindo em algo que pode ou não ser passageiro, mas que com certeza atrairá um bom público aos seus estabelecimentos. Em um mundo globalizado, as empresas precisam ter agilidade para colocar suas ideias em prática e disponibilizar para o maior número de pessoas possível”.
Estude bem seu sistema de Monetização
Não podemos ser hipócritas em não assumir um sistema de monetização. Muitos jogos promissores quebraram seus estúdios por não ter um sistema de monetização eficaz. Imagine um game viciante, jogado por milhões de pessoas, mas que não consegue arrecadar nenhum centavo para o desenvolvedor? Acredite, isso já aconteceu.
Pokémon Go, além de implementar esse tipo de modelo de monetização com as compras de pokébolas e itens dentro do jogo, pensou fora da caixa e encontrou uma maneira realmente inovadora: locais patrocinados. Essa estratégia de geomarketing fez o aplicativo gerar receita de lojas e demais empresas que desejam atrair mais visitas de consumidores para seu estabelecimento. Eles pagam para colocar Pokémons dentro do local e, consequentemente, atrair pessoas até a loja. Os anunciantes são cobrados baseados em “custo por visita”, que é semelhante ao conceito de “custo por clique” utilizado para estratégias de SEO.
“O resultado disso foi que em apenas 7 dias, o aplicativo foi o jogo de maior monetização da história, baseado na receita de acordo com os downloads em celulares. O Pokémon Go é um exemplo perfeito de como implementar uma forma de monetização atraente para os dois lados: os anunciantes e os consumidores”, conta Guilherme Ebisui, CEO e sócio-fundador do Poppin, novo app de relacionamento disponível nos sistemas iOS e Android.
E aí, você acha que consegue implementar essas dicas em seu próximo projeto?