A Tectoy teve um destaque durante a década de 90 por ter marcado presença forte nas gerações de 8 e 16 bits, trazendo os videogames Master System e Mega Drive, da Sega. Agora, a empresa volta ao mercado de consoles com uma aposta inusitada: um console próprio para mercados emergentes.
Zeebo é um projeto audacioso. Um console fabricado em Manaus e que pretende derrubar a pirataria. Como? Sem entrada para mídia. O Zeebo é um console que traz um modem 3G embutido e terá conexão gratuita. Você quer um jogo? Basta baixar, ele é gravado em uma memória interna e você poderá jogar.
É interessante, mas vale lembrar até onde isso chegaria em um mercado tão competitivo que coloca o videogame Wii como pária em qualidade gráfica. O acesso à rede 3G também será feito gratuitamente, com jogos vendidos a valores por volta de R$ 10, que poderão ser comprados no cartão (crédito e débito), boleto ou transferência online. Fica a pergunta: com acesso grátis, quanto tempo até alguém conseguir hackear o aparelho e transformá-lo em um terminal gratuito de acesso à web a partir de qualquer TV?
O aparelho virá com seis jogos, e nenhum valor para o console propriamente dito foi dado.
E você, leitor? Acha que a idéia pega?